Qualcomm diz que Apple deve usar modems da Intel em novos iPhones

A fabricante de chip Qualcomm confirmou em uma conferência por telefone nesta quarta-feira (25) que acredita que a Apple, empresa que está processando a companhia de San Diego por royalties e patentes desde 2017, não vai usar seus modems de internet móvel na próxima geração de iPhones. • Teste mostra que Galaxy S9 tem velocidade […]

A fabricante de chip Qualcomm confirmou em uma conferência por telefone nesta quarta-feira (25) que acredita que a Apple, empresa que está processando a companhia de San Diego por royalties e patentes desde 2017, não vai usar seus modems de internet móvel na próxima geração de iPhones.

whatsapp invite banner

Teste mostra que Galaxy S9 tem velocidade de download maior que iPhone X

Geroge Davis, chefe financeiro da Qualcomm, disse aos analistas durante a chamada que eles acreditam que a Apple deve usar um dos seus competidores, o que torna a Intel como uma das prováveis fornecedoras:

“Acreditamos que a Apple pretende apenas usar modems de nosso competidor em vez dos nossos no próximo lançamento do iPhone”, disse Davis em uma conferência. “Continuaremos a fornecer modems para os modelos anteriores.”

Boa parte das receitas da Qualcomm vem do dinheiro de licenciamento de modems e chips, e a Apple é um dos seus maiores clientes — a Apple não respondeu a um pedido de comentário sobre o assunto.

A CNN Money ressalta que a Qualcomm também confirmou que vai abandonar os esforços de comprar a holandesa NXP Semiconductors, em um negócio avaliado em US$ 44 bilhões. Em vez disso, a empresa de San Diego vai recomprar ações do valor de US$ 30 bilhões. Sobre isso, uma das razões por trás da desistência é o fato de a China não ter aprovado a operação — como sabemos, China e Estados Unidos estão no início de uma guerra comercial, aí acaba sobrando para as companhias.

A Apple antes só usava modems da Qualcomm para iPhones, mas com a batalha legal das empresas, a companhia de Cupertino passou a usar chips da Intel em metade dos iPhones produzidos. Uma mudança para a Intel poderia complicar a demanda para novos produtos, como nota a Cnet, pois os chips da Intel são significantemente mais lentos que os da Qualcomm:

Um relatório recente da Ookla mostrou que smartphones Android usando modems da Qualcomm eram mais rápidos que iPhones equipados com chips Intel nas mesmas redes. Na T-Mobile, por exemplo, smartphones Android com o Qualcomm Snapdragon 845 baixaram arquivos 53% mais rápido que smartphones usando o chip intel XMM 7480 e 68% mais rápido que aparelhos com o modem Intel XMM 7360.

Como notado pelo Verge, a Qualcomm também parece que está na corrida em lançar modems 5G no mercado ainda neste ano, embora a Intel só deve apresentar algo no próximo ano.

A Apple tem enfrentado alguns problemas de qualidade em MacBook Pros, teclados, dispositivos iOS que ficaram mais lentos e agora modems que baixam arquivos a uma velocidade menor do que a de seus competidores. Dito isso, é pura especulação se o próximo iPhone vai ter, de fato, uma conectividade mais lenta que outras empresas usando Qualcomm ou se a diferença vai ser significante o suficiente.

Outros relatos sugerem que a Apple poderá usar chips da MediaTek em vez da Intel. Existem ainda rumores de que a Apple possa estar trabalhando em chips próprios como parte de uma estratégia de Tim Cook, CEO da empresa da maçã, de dominar a cadeia de suprimentos, embora isso pareça ser mais um objetivo de longo prazo.

[CNN Money]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas