Ciência

Quem voa em avião privado emite 500x mais CO2 que o cidadão médio

Um cidadão comum produz, em média, 4,5 toneladas de CO2 por ano, enquanto quem viaja de avião privado emitiu 2,4 mil toneladas somente em 2023.
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

De acordo com uma análise publicada no fim deste ano, as emissões anuais CO2 de aviões privados cresceram 46% entre 2019 e 2023, deixando os defensores do jatinho de Taylor Swift sem argumentos.

Os resultados também mostram que quem viaja de avião privado regularmente produz 500 vezes mais emissões anuais de CO2 em relação ao cidadão médio.

Além disso, a análise revela que houve picos significativos durante certos eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2022 e, ironicamente, a Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU de 2023.

A aviação privada, devido ao grande consumo de energia, emite mais CO2 por passageiro que a aviação comercial, mas é um elemento presente na vida de apenas 0,003% da população mundial.

Emissões de aviões privados são 3,6 toneladas de CO2 por voo

Os autores do estudo, publicado no dia 7 de novembro, analisaram os dados de monitoramento de mais de 18 mil voos de jatinhos privados. Os pesquisadores obtiveram os dados pelo registro de 26 mil empresas de aviação privada entre 2019 e 2023.

No estudo, os cientistas calcularam as emissões de CO2 de cada um dos voos ao combinar a taxa informada de consumo de combustível com a duração e trajetória dos voos dos aviões privados. Desse modo, o estudo descobriu que os voos de aviões privados produziram, cumulativamente, emissões diretas de 15,6 milhões de toneladas de CO2 em 2023.

Segundo o estudo, a média é de 3,6 toneladas de emissões por voo de jatinhos particulares. Esse número representa um aumento de 46% nas emissões em comparação a 2019, correspondendo por 1,8% das emissões totais da aviação comercial em 2023.

Durante a COP 28 (evento climático da ONU), 644 voos de jatinhos privados resultaram em emissões de 4,8 mil toneladas de CO2. Durante Copa do Mundo de 2022, voos em aviões privados emitiram 14,7 toneladas de CO2.

Os autores do estudo destacam que os indivíduos responsáveis pelas maiores emissões correspondem, individualmente, por 2,4 mil toneladas de CO2 em 2023.

Um cidadão comum produz, em média, 4,5 toneladas de CO2 por ano. Portanto, o estudo evidencia o impacto ambiental dos jatinhos privados devido ao grande número de emissões.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas