
Ranking mostra os 10 prédios mais altos do mundo em 2025
Nas duas últimas décadas, o mundo observou a construção de arranha-céus gigantescos na Ásia e no Oriente Médio, refletindo no cenário atual em que apenas um dos 10 prédios mais altos do mundo fica no Ocidente.
[foo_top_list]
Certamente, você conhece o Burj Khalifa, a imensa estrutura de Dubai com 828 metros, reinando absoluto com o prédio mais alto do mundo nos últimos 15 anos.
No entanto, a hegemonia do Burj Khalifa está com os dias contados. Como revelamos aqui no Giz, as construções da Torre de Gidá, na Arábia Saudita, foram retomadas no final de 2024.
No final de janeiro, os principais acionistas, como o príncipe Alwaleed bin Talal, celebraram o marco da construção do 64º andar da Torre de Gidá.
A propósito, a construtora responsável pela Torre de Gidá é a Saudi Binladin Group, maior empreiteira do Oriente Médio, fundada pelo pai do terrorista mais famoso da história.
No entanto, um prédio em Sorocaba pode tirar o protagonismo da Torre de Gidá, superando o Burj Khalifa como o prédio mais alto. Assim, em outubro do ano passado, o prefeito da cidade paulista anunciou a construção com 170 andares e 1 quilômetro de altura.
Mas, enquanto a torre de Sorocaba não coloca o Brasil no mapa dos arranha-céus, confira o ranking dos 10 prédios mais altos do mundo. A ordem será decrescente porque perde a graça começar logo pelo Burj Khalifa.
10 prédios mais altos do mundo em 2025
10. Taipei 101: antigo monarca

Fora do topo, mas ainda mantendo a elegância. Imagem: Reddit/Reprodução
Inaugurado no dia 31 de dezembro de 2024, o prédio na capital de Taiwan possui uma arquitetura pós-moderna que evoca estéticas tradicionais asiáticas em um período de boom da indústria do país.
Além disso, a estrutura do Taipei 101 foi construída para suportar os terremotos constantes do Círculo de Fogo do Pacífico. A torre também é conhecida pela sustentabilidade, com o topo de cada módulo abrigando andares mecânicos com sistemas de lixo.
Mas as características sustentáveis não são o que tornaram o TAIPEI 101 famoso. O arranha-céu, que fica em uma área comercial da capital de Taiwan, foi o primeiro prédio da história a superar a marca de meio quilômetro.
- Andares: 101
- Ano de Conclusão: 2004
- Uso Principal: Misto (Residencial, Comercial)
- Empresas Envolvidas: C.Y. Lee & Partners Architects/Planners (Design), Taipei Financial Center Corporation (Proprietária/Desenvolvedora), Samsung C&T Corporation (Construtora Principal).
Entre 2004 a 2010, o TAIPEI 101 foi o prédio mais alto do mundo, reinando por um período mais curto que o atual monarca.
Por rivalidades políticas, crescimento econômico, urbanização acelerada, e sobretudo, afirmação de poder, TAIPEI 101 perdeu espaço para edifícios da principal nação inimiga de Taiwan.
E começa agora.
9. CITIC Tower: a mudança para o leste

Imagem: KPF/Divulgação
Situada em Pequim, essa torre imponente, marca a consolidação de arranha-céus para a China, que atualmente detém o maior número de prédios super altos no mundo.
- Altura: 528 metros
- Andares: 108
- Ano de Conclusão: 2018
- Uso Principal: Comercial
- Empresas Envolvidas: Kohn Pedersen Fox Associates (Design), CITIC HEYE Investment CO., LTD. (Proprietária/Desenvolvedora), e China Construction Third Engineering Bureau Co., Ltd. (Construtora).
8. Guangzhou CTF Finance Centre: diversificando o luxo na China

Imagem: Reddit/Reprodução
Em uma das cidades mais importantes para a economia chinesa, um dos prédios mais altos da Ásia apresenta uma arquitetura moderna, indo na direção contrária do tradicionalismo de Pequim.
Guangzhou é uma cidade moderna e dinâmica, recebendo pessoas do mundo inteiro diariamente. Por isso, o Guangzhou CTF Finance Centre tem escritórios, apartamentos residenciais de luxo e um hotel de cinco estrelas (Rosewood Guangzhou).
- Altura: 530 metros
- Andares: 111
- Ano de Conclusão: 2016
- Uso Principal: Misto (Residencial, Comercial, Hotel)
- Empresas Envolvidas: Kohn Pedersen Fox Associates (Design), Chow Tai Fook Enterprises (Proprietária), China Construction Eighth Engineering Division (Construtora Principal).
O próximo prédio empata com o anterior justamente por ser da mesma empresa. Aliás, esse fato é importante para entender as construções asiáticas.
7. Tianjin CTF Finance Centre: bem semelhante ao anterior… semelhante até demais
O Tianjin CTF Finance Centre é uma versão do prédio de Guangzhou para a indústria tech, pois fica na cidade com mais institutos de tecnologia da China.
Além disso, o sétimo prédio mais alto do mundo fica exatamente em uma área designada pelo governo chinês para o desenvolvimento industrial high-tech, recebendo em seu hotel grandes nomes da indústria.

Os prédios ao redor da mega construção são do setor de tecnologia. Imagem: SOM/Divulgação
- Altura: 530 metros
- Andares: 103
- Ano de Conclusão: 2019
- Uso Principal: Misto (Residencial, Comercial, Hotel)
- Empresas Envolvidas: Skidmore, Owings & Merrill LLP (Design), Chow Tai Fook Enterprises (Proprietária), China Construction Eighth Engineering Division (Construtora Principal).
Ambos os prédios têm a mesma altura e são da Chow Tai Fook Enterprises, conglomerado que atua em diversos setores da economia, incluindo o crime organizado.
6. One World Trade Center: a fênix
Quando o herdeiro de uma das maiores construtoras do mundo árabe concluiu o ataque às Torre Gêmeas, o mundo percebeu duas coisas:
- O império estadunidense não era indestrutível
- A revolução digital permitiria que tragédias fossem televisionadas
Surgindo das cinzas, erguido no mesmo local onde as Torres Gêmeas sucumbiram em 2001, o One World Trade Center simboliza a resiliência e o senso comunitário que a cidade de Nova York adquiriu após o trauma.

Hoje, Nova York tem um skyline difícil de se acostumar, mas o prédio representa a superação da cidade. Imagem: SOM/Divulgação
- Altura: 541,3 metros
- Andares: 94
- Ano de Conclusão: 2014
- Empresas Envolvidas: Skidmore, Owings & Merrill LLP (Design), Tishman Construction (Construtora Principal).
5. Lotte World Tower: hotel de luxo para k-poppers

Imagem: KPF/Divulgação
Obviamente, a inauguração do prédio mais alto da Coreia do Sul teve um show de K–Pop. Na verdade, a Lotte World Tower teve um festival em sua inauguração, com fogos de artifício e tudo mais.
Pelos fogos de artifício, o festival se tornou algo tradicional, ocorrendo anualmente, menos entre 2020 e 2022. Veja:
- Altura: 555,7 metros
- Andares: 123
- Ano de Conclusão: 2017
- Empresas Envolvidas: Kohn Pedersen Fox Associates (Design), Lotte Property & Development (Proprietária/Desenvolvedora), LOTTE Engineering & Construction (Construtora Principal).
5. Ping An Finance Centre: O poder financeiro da indústria tecnológica da China
Shenzhen é o “Vale do Silício” da China, como as sedes da Tencent, Huawei e várias outras empresas. Shenzhen também é a quinta cidade com maior número de bilionários e a segunda cidade do mundo com o maior número de prédios mais altos.
Portanto, o Ping An Finance Centre é a cereja do bolo.

Imagem: KPF/Divulgação
Além disso, a torre também tem a maior plataforma de observação do mundo. Contudo, em 2019, o quinto prédio mais alto da China é o que tem as menores taxas de ocupação.
- Altura: 599,1 metros
- Andares: 115
- Ano de Conclusão: 2017
- Uso Principal: Comercial
- Empresas Envolvidas: Kohn Pedersen Fox Associates (Design), Ping An Real Estate Co Ltd (Proprietária/Desenvolvedora), China Construction First Group Construction & Development Co., Ltd. (Construtora Principal).
4. Abraj Al Bait: a Meca dos prédios mais altos do mundo… em Meca

Imagem: Facebook/Reprodução
Abraj Al Bait, ou Mecca Royal Hotel Clock Tower, é um hotel e a torre de relógio mais alta do mundo, além de ser um dos prédios mais altos do mundo.
A estrutura opulente, com sua cúpula dourada, fazem da torre um dos principais símbolos recentes de uma das cidades mais importantes do mundo.
Uma certa construtora, de uma família cujo sobrenome já apareceu neste texto, foi responsável pelo projeto da torre. A construção é a segunda mais cara da Arábia Saudita e tem um hotel que recebe muçulmanos devotos, mas com dinheiro suficiente para pagar as acomodações.
- Altura: 601 metros
- Andares: 120
- Ano de Conclusão: 2012
- Uso Principal: Misto (Residencial, Hotel)
- Empresas Envolvidas: Dar al-Handasah Shair & Partners e SL Rasch (Design), Saudi Binladin Group (Desenvolvedora e Construtora Principal).
3. Shanghai Tower: símbolo da economia chinesa

Imagem: Gensler/Divulgação
Shanghai está para a China assim como Nova York está para os Estados Unidos, ou São Paulo para o Brasil.
Portanto, a Shanghai Tower, com sua forma retorcida e design inovador, representa a modernidade da China. Sua fachada de vidro e sua estrutura em espiral a tornam um marco arquitetônico único.

Imagem: Reddit/Reprodução
A torre é a terceira de um trio de arranha-céus no coração da nova Zona Financeira e Comercial de Lujiazui.
Além disso, até 2017, o prédio tinha os elevadores mais rápidos do mundo, que chegavam a 74 km/h. Mas quem superou a marca foi outro prédio da China, o Guangzhou CTF Finance Center, com elevadores que chegam a 76 km/h. No entanto, a diferença é de apenas meio segundo por metro.
- Altura: 632 metros
- Andares: 128
- Ano de Conclusão: 2015
- Uso Principal: Misto (Residencial, Comercial, Hotel)
- Empresas Envolvidas: Gensler (Design), Shanghai Tower Construction & Development (Proprietária/Desenvolvedora).
2. Merdeka 118: o que é isso???

Imagem: Fender Katsalidis/Divulgação
Parece um palavrão, mas Merdeka 118 é o nome de uma enorme torre no centro da capital da Malásia que destaca a ambição arquitetônica do leste da ásia. Desde o nome ao design, a torre é símbolo de orgulho no país.
Na verdade, o segundo maior prédio do mundo é uma homenagem ao primeiro-Ministro da Malásia, Tunku Abdul Rahman. A saudação de Abdul Rahman era “Merdeka”, que significa independência, e o político repetia o termo várias vezes durante a declaração de independência do país em 1957.
Aliás, o enorme prédio fica em um local de importância histórica para a Malásia: no estádio Merdeka, onde a declaração da independência foi assinada.
- Altura: 678,9 metros
- Andares: 118
- Ano de Conclusão: 2023
- Uso Principal: Misto (Residencial, Comercial, Hotel)
- Empresas Envolvidas: Fender Katsalidis Architects (Design), Samsung C&T Corporation (Construtora Principal).
1. Burj Khalifa: precisa comentar?

Imagem: Reddit/Reprodução
Apenas 15 anos sendo o maior prédio do mundo e representando uma transformação sem precedentes na história do Golfo. Antes, a região da Arábia não era um destino turístico que rivalizava com Paris, Veneza ou Ibiza.
Atualmente Dubai é um dos principais destinos devido ao maior prédio do mundo. O Burj Khalifa redefiniu os parâmetros da engenharia e da arquitetura, se poscionando acima das nuvens.
Mesmo com 15 anos, o Burj Khalifa ainda possui aspectos extremamente avançados devido ao seu design em forma de Y com recuos em espiral, que o tornam maior não apenas em termos de altura.
A Torre de Gizé, ou o prédio de Sorocaba, dificilmente vão retirar o status de “GOAT” do Burj Khalifa.
Curiosidade:
A empresa Samsung está envolvida na construção de três dos 10 maiores prédios do mundo, incluindo o Burj Khalifa. Você sabia dessa “empreitada” da Samsung?