Depois de Donald Trump ser banido permanentemente do Twitter, apoiadores do atual presidente dos Estados Unidos viram milhares de postagens serem excluídas e suas contas expulsas em fóruns do Reddit, que de um jeito discreto está eliminando defensores de conspirações relacionadas às eleições do ano passado.

Segundo o Daily Dot, na última quinta-feira (7), administradores do Reddit suspenderam permanentemente a conta do moderador chefe da r/conspiracy, conhecido pelo apelido axolotl_peyotl. Ele postou recentemente sobre a teoria infundada da conspiração de que a Itália usou um satélite militar para interferir nos sistemas eleitorais dos EUA.

O Axios descobriu que o Reddit também baniu o subreddit r/donaldtrump não oficial de Trump. Dias após a eleição, o grupo havia mudado o título de sua página para “Presidente Donald Trump – Força-Tarefa de Defesa Eleitoral – Pare o Roubo!”. Também na quinta-feira desta semana, o Reddit agiu contra apoiadores que fotografaram uma caixa aberta no escritório da presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Fundado em 2011, o r/donaldtrump tinha 52.000 membros e era significativamente menor do que o subreddit r/The_Donald, que o Reddit baniu em junho de 2020 por assédio, discurso de ódio e manipulação de conteúdo. Posteriormente, os integrantes desse subreddit, que contava com cerca de 800.000 membros, se moveu para um site próprio chamado TheDonald.win (“O Donald venceu”, na tradução livre).

O Reddit se recusou a oferecer exemplos específicos de postagens que motivaram suas decisões, mas dá para ter uma ideia dada a situação extrema enfrentada esta semana por conta da invasão do Capitólio, em Washington. Em uma mensagem repostada por moderadores do r/conspiracy, que o Reddit confirmou a veracidade ao Gizmodo, a empresa disse apenas que axolotl_peyotl foi suspenso por “violações repetidas contra nossa política de conteúdo”.

“Esperamos que isso não cause muitos transtornos em sua comunidade ou time de moderação, especialmente devido aos eventos recentes. Embora não tomemos essas decisões levianamente, precisamos garantir que os moderadores não incitem suas comunidades de forma que violem nossas políticas de conteúdo”, diz a companhia.

Um porta-voz do Reddit ofereceu mais detalhes em relação ao subreddit DonaldTrump, nomeando especificamente o a invasão do Capitólio:

As políticas do Reddit proíbem conteúdo que promova o ódio ou incentive, glorifique, incite ou apele à violência contra grupos de pessoas ou indivíduos. De acordo com isso, temos procurado proativamente os moderadores para lembrá-los de nossas políticas, oferecendo suporte ou recursos conforme necessário. Também tomamos medidas para banir a comunidade r/donaldtrump devido a repetidas violações da política nos últimos dias em relação à violência no Capitólio dos EUA.

Antes do motim desta semana, integrantes do r/donaldtrump também levantaram a expressão “Italygate”, além de chamar o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, de traidor. Além disso, os teóricos da conspiração especularam que infiltrados de esquerda se apresentavam como apoiadores de Trump na tentativa de invasão ao Capitólio, o que foi prontamente desmentido pelo FBI.

O Reddit não comentou se, com base nessas ações recentes, planeja remover outros grupos e usuários alinhados com o presidente Trump.