Mas que coisa. Segundo o AppleInsider, a Apple está preparando um iPad Pro com tela de 12,9 polegadas que teria um acessório opcional: uma caneta stylus, para quando seus dedos não forem o suficiente.

Há algum tempo, a Bloomberg disse que fornecedores da Apple começariam a fabricar um iPad de 12,9 polegadas no início de 2015. O objetivo é estimular a venda de iPads, que vêm caindo trimestre após trimestre.

Este tablet maior seria voltado para empresas, onde ele poderia ser uma alternativa a laptops mais caros. A Apple fez uma parceria com a IBM para desenvolver apps empresariais, que podem “ser um catalisador para o futuro crescimento do iPad”, segundo Tim Cook.

Patente de caneta stylus da Apple
Patente da Apple descreve uma caneta para telas

E então chegamos à caneta para o iPad. A Apple já possui diversas patentes de canetas stylus, e destaca o trabalho de artistas e pessoas criativas que usam o iPad – uma “iPen” poderia ser bem útil para eles, especialmente porque as canetas capacitivas atuais às vezes decepcionam.

Este seria um desvio interessante das ideias de Steve Jobs sobre tablets. Pouco depois de anunciar o iPad, em 2010, ele disse a famosa frase: “se você vir uma stylus, eles estragaram tudo”. Mas dado que a Apple está seguindo ideias que não fazem parte do legado de Jobs – como o Apple Watch – talvez isso não importe mais.

O analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, acredita que a caneta será um acessório opcional, para não aumentar o preço do iPad Pro. Ele diz que o tablet será lançado no segundo trimestre.

Geralmente não ligamos muito para analistas, porque eles costumam errar bastante. Mas Ming-Chi Kuo tem um histórico muito bom: ele vazou informações precisas sobre o Apple Watch, iPhone 6 e iPhone 6 Plus meses antes de serem anunciados oficialmente.

Surface Pro 3 com caneta stylus

Claro, diversas outras empresas já adotaram a caneta stylus em seus tablets, como a Microsoft e a Samsung. O Surface Pro 3 possui tela que consegue detectar até 256 níveis de pressão. O Galaxy NotePro, por sua vez, vai mais longe: ele usa tecnologia da Wacom para sentir até 1.024 níveis de pressão.

A Apple cedeu a tendências do mercado e lançou iPhones com tela maior. Será que ela vai mesmo lançar um iPad maior e com caneta stylus? [AppleInsider, Bloomberg]

Imagem via Shutterstock