Há algum tempo, circulam rumores de que a Apple prepara um MacBook Air de 12 polegadas. Segundo o 9to5Mac, ele finalmente deve chegar este ano, mas sem as portas e entradas às quais você está acostumado.

Fontes dizem ao 9to5Mac que a Apple quer que o novo MacBook Air seja extremamente fino, e por isso vai retirar as portas USB 3.0 e Thunderbolt, assim como a entrada MagSafe 2.

Em vez delas, o laptop teria apenas a entrada para fone de ouvido e uma porta USB Type-C, novo padrão reversível que permite encaixar o conector “para cima” ou “para baixo”. Se usar o padrão USB 3.1, ele transfere dados a até 1,25 GB/s e fornece até 100 W de energia.

Não seria a primeira vez que a Apple faz remoções drásticas em seus computadores. Em 2012, ela reduziu o conector MagSafe, tornando-o incompatível com carregadores antigos (a menos que você compre um adaptador). Em 2008, ela lançou o MacBook Air sem drive de CD/DVD, numa época em que a mídia física ainda era bastante usada (a alternativa era comprar um drive externo). E em 1998, veio o iMac G3 sem drive de disquete.

Nesses casos, a Apple antecipou tendências, mas irritou usuários na época em que os produtos foram lançados. As portas USB Type-C são o futuro, assim como a transmissão de dados sem fios, e o carregamento de bateria sem cabos. Mas o mundo ainda não está pronto para dispensar as portas USB comuns, nem os cabos de energia.

MacBook Air de 12 polegadas

Isso, especialmente se você levar em conta as tecnologias que a Apple vem preparando para driblar os fios. Sim, o Handoff permite começar o trabalho no iPad ou iPhone e continuar no Mac; o AirDrop permite compartilhar arquivos entre dispositivos da Apple; e o iCloud Drive armazena arquivos na nuvem.

O problema é que isso nem sempre funciona como esperado. O Handoff, por exemplo, às vezes falha no OS X Yosemite e iOS 8 por causa de bugs; sem falar dos problemas de segurança que o iCloud teve no ano passado.

Felizmente, o 9to5Mac nota que a Apple “pode escolher lançar um novo Air que inclua os componentes de sempre”, já que testa vários designs antes de decidir qual levará ao mercado.

O site ainda diz que, para o laptop ser bastante fino, o trackpad não será clicável. Além disso, a Apple iria reduzir um pouco o espaço entre as teclas do teclado, para que o MacBook Air de 12″ tenha comprimento semelhante ao do modelo de 11″.

O novo MacBook Air deve ser lançado ainda em 2015. [9to5Mac]

Imagens via 9to5Mac