O Google liberou hoje o segundo preview do sistema Android N, previsto para ser lançado durante o Google I/O, evento para desenvolvedores, realizado em maio.

>>> As novidades do Android N em detalhes
>>> Quanto tempo leva até uma versão nova do Android se tornar a mais popular?

O primeiro preview trazia como destaques: o recurso multitarefa com janela dividida (antes presentes apenas em modificações do Android, como a feita pela Samsung), um modo de economia de dados e o in-line reply (que permite responder mensagens direto na tela da notificação).

Esta segunda prévia traz três recursos novos, sem contar melhorias feitas em funcionalidades de recursos da primeira versão. Abaixo, algumas delas:

Launcher Shortcuts: os desenvolvedores poderão inserir atalhos em apps da tela inicial. No app do telefone, são exibidos, por exemplo, os últimos contatos feitos. Em um app de mensagem, haverá a possibilidade de ter um atalho para envio rápido para amigos; em um app de mapas poderá ter algum atalho para direções já conhecidas, etc.

image001

O Google não detalha como será o acionamento desses atalhos, mas, pela imagem, lembra bastante o que acontece no iPhone 6s. Ao pressionar o ícone de um app, ele exibe atalhos para tarefas rápidas.

Emojis Unicode 9: o novo sistema terá suporte aos novos emojis padronizados pela Unicode. Em português claro, isso significa que o novo Android já virá com os emojis de pessoas com diferentes cores de pele, bacon, selfie, etc.

Captura de Tela 2016-04-13 às 15.51.35

Vulkan API: esta é um API para gráficos 3D, que promete oferecer jogos com mais qualidade gráfica. Ela, basicamente, proporcionará maior controle sobre os processamentos realizados nas unidades de processamento gráfico do smartphone, reduzindo a sobrecarga nesse tipo de aplicação.

Outras mudanças e correções: no recurso de multitarefa com janela dividida, é possível especificar um tamanho mínimo de janela para uma atividade; a primeira prévia tinha um problema que não permitia o dispositivo se conectar em redes Wi-Fi com SSID oculto.

Segundo o Google, quem tem Nexus 5x, Nexus 6, Nexus 6p, Nexus 9, Nexus Player e Pixel C podem baixar essa prévia do sistema — o 9to5Google reuniu os links para downloads. A empresa lembra que o download dessa versão prévia é para desenvolvedores e pode tornar o dispositivo instável.

[Verge e 9T05Mac]