Se você perguntar ao TikTok ou ao YouTube, adormecer requer um arco-íris de sons. No Spotify, há listas de ruídos brancos e agora é possível encontrar também o rosa, o marrom, o verde e muito mais.
Mas o que tudo isso significa?
Em geral, as cores dizem respeito à frequência com que uma onda sonora vibra e a maneira como a energia do som é distribuída. No ruído branco, por exemplo, a energia se espalha uniformemente em todas as frequências audíveis – pense no som do ventilador, que emite um som constante.
Já no ruído rosa, a energia é mais intensa em frequências mais baixas, o que gera um som mais profundo. Esse tipo de ruído é comum em biossistemas, o que significa que os animais naturalmente produzem ruído rosa como parte de seu funcionamento interno.
Na prática, o barulho de chuva, o vento constante e o som de batimentos cardíacos são ruídos rosas.
Além desta, há mais três cores que definem ondas sonoras: o ruído marrom, que é similar, mas ainda mais profundo, como o som de um trovão; o ruído verde, que consiste em frequências de médio alcance, como por exemplo as ondas do oceano; e, por fim, o ruído preto, que é o silêncio.
O benefício dos ruídos em cores para sono
Alguns estudos também descobriram que certas “cores” podem nos ajudar a permanecer dormindo profundamente durante mais tempo. Primeiro, porque elas mascaram outros sons que podem interromper o sono, como barulho de carros e cães latindo, melhorando a estabilidade do descanso.
Segundo, porque elas podem auxiliar as ondas lentas, que estão relacionadas ao sono profundo, uma parte do ciclo do sono em que o cérebro é menos responsivo a estímulos externos. Este é o caso específico do ruído rosa.
Testando isso, um estudo com adultos mais velhos descobriu que ouvir trechos de ruído rosa durante a atividade de ondas lentas melhorou a memória relacionada ao sono.
Outros pesquisadores descobriram que o ruído rosa constante pode induzir um sono mais estável e melhorar a qualidade do sono.
O barulho de chuva
O barulho de chuva é um dos ruídos rosas mais conhecidos – há amostras no Youtube, em streamings de áudio, aplicativos de som e meditação. Além dos benefícios oferecidos por esta cor de ruído, o som de água caindo é um som natural.
Evidências apontam os benefícios psicológicos e cognitivos de barulhos da natureza. Em geral, eles aumentam a resposta parassimpática de uma pessoa, o que significa que a parte calmante de seu sistema nervoso foi ativada por essas faixas.
Eles são simplesmente relaxantes e, por isso, podem reduzir a ansiedade e o estresse, o que contribui para uma boa noite de sono.
Contudo, ainda não há evidências de que apenas o uso de ruídos rosas podem auxiliar pessoas com insônia ou outros problemas crônicos para adormecer. Nestes casos, é sempre importante buscar ajuda profissional.
Enquanto isso, os áudios de barulho de chuva gratuitas são um método simples, barato e fácil de testar.