Parece que o mundo todo está sofrendo com o aquecimento global, com temperaturas atingindo números assustadores nessa época do verão no hemisfério norte. Isso geralmente significa que as pessoas precisam se mover estrategicamente de um local com ar condicionado para outro. Já aqui no Brasil, muitas pessoas estão sofrendo com o frio do inverno e suas mudanças de temperatura inesperadas. Mas e se não tivéssemos que sofrer com o sol escaldante do meio-dia? Ou congelar na rua e nos locais em que não há aquecimento (algo comum em nosso país)? Bem, aparentemente a Sony está realizando um crowdfunding para um ar-condicionado/aquecedor portátil para que você possa ignorar a mãe natureza e viver o melhor da sua vida com clima controlado.

O Reon Pocket é um dispositivo Bluetooth do tamanho de uma carteira para cartões que utiliza resfriamento termoelétrico. Você basicamente o coloca em uma camiseta especial com um bolso na base do pescoço, conecta-se a um aplicativo, aperta um botão e pronto. Resfriamento instantâneo. Ou aquecimento. A Sony diz que você também pode usar o dispositivo em dias frios de inverno para se manter aquecido.



O site do produto da Sony afirma que a empresa realizou centenas de simulações e, em dias quentes, o Reon Pocket pode supostamente esfriar a temperatura do corpo de uma pessoa em 13 graus Celsius. Já em dias frios, ele pode aumentar a temperatura em cerca de 8 graus Celsius.

Em termos de especificações, o produto é bastante impressionante. Suporta iOS e Android, tem uma duração de bateria de 24 horas e um tempo de carregamento de 2 horas, e usa USB-C.

Considerando seu tamanho pequeno e seu peso de apenas 85 gramas, ele não é tão perceptível, mesmo se você tiver que usar uma camisa especial para usá-lo. Ele também vem em duas versões: o Reon Pocket Standard e o Reon Pocket Lite. O último é mais barato, mas só vem com uma operação no modo manual. O padrão também permite controlar manualmente a temperatura através do smartphone, mas uma atualização futura também introduzirá um modo automático. A versão padrão ainda permite ajustar o volume do ar, bem como um “meu modo” personalizável.

A campanha de crowdfunding da Sony foi lançada no último fim de semana e já atingiu 43% de sua meta de financiamento, faltando 24 dias para encerrar.

Infelizmente, ele só está disponível no Japão. Os preços variam de 12.760 ienes (cerca de US$ 117) a 19.030 ienes (cerca de US$ 175), dependendo da versão e quantas camisetas você comprar. De acordo com o site da Sony, assim que eles arrecadarem o valor total do financiamento, os patrocinadores podem esperar para ver seus aquecedores/ar-condicionados wearables por volta de março de 2020.

[Sony First Flight via Slashgear]