O Spotify quer se consolidar como a principal plataforma de podcasts do Brasil, e agora o serviço anunciou nesta terça-feira (7) seu primeiro programa de ficção para o mercado brasileiro. Chamado de Sofia, ele consiste em uma espécie de radionovela estrelada por gente graúda.

A história é narrada por Sofia (Cris Vianna), uma assistente virtual que é fabricada por uma empresa chamada Orbital Teledynamics. Helena (Monica Iozzi) é funcionária da companhia e uma das pessoas responsáveis por ajudar nas respostas da assistente.

No enredo, Helena, que conseguiu o emprego recentemente para fornecer respostas para Sofia, tenta se separar do seu marido, Dani (Hugo Bonemer), enquanto mantém seu chefe Carlos (Otaviano Costa) feliz e satisfeito.

Da esquerda para a direita: Hugo Bonemer, Cris Vianna, Monica Iozzi e Otaviano Costa. Crédito: Spotify
Da esquerda para a direita: Hugo Bonemer, Cris Vianna, Monica Iozzi e Otaviano Costa. Crédito: Spotify

O interessante da história é que a série em áudio é um formato baseado em Sandra, uma produção original da Gimlet, empresa de podcasts dos EUA que foi adquirida em 2019 pelo Spotify.

O formato está sendo replicado para outros países e em cada um deles a assistente tem um nome diferente. Na Alemanha, ela se chama Susi, enquanto na França a assistente é chamada de Sara. Já no México, ela é Sonia. O curioso é que a versão brasileira também ganhou características étnicas distintas — basta dar uma olhada na imagem que abre este post; o único rosto negro é o da Sofia, a assistente brazuca.

No fim das contas, parece um modelo semelhante ao de novelas mexicanas que, eventualmente, mudavam o nome de personagens dependendo da localidade e também para se adaptar ao público de determinado país. Além disso, este é um formato com um novo apelo até porque boa parte dos podcasts são noticiosos ou sobre debates relacionados a um tema. Ter uma “radionovela” pode atrair um novo público e incentivar a produção de outras obras semelhantes.

Como é comum, todos episódios da série em áudio estão disponíveis apenas no Spotify. Ao todo, são sete episódios com duração máxima de 20 minutos cada.

Os podcasts no Spotify estão disponíveis para todos os usuários, tanto do plano pago como o gratuito, e podem ser baixados para serem ouvidos offline.