Tudo o que você precisa saber do evento Microsoft Surface
Na próxima quinta-feira (21), a Microsoft realiza o evento “Microsoft Surface”. A expectativa é que a empresa apresente três novos modelos da linha de notebooks Surface.
O evento do Surface acontecerá paralelamente a um “evento especial” da empresa, em Nova York, nos EUA, divulgado em agosto, através de convites à imprensa especializada.
Surpreendentemente, o diretor da divisão do Windows e do Microsoft Surface, Panos Panay, anunciou na última segunda-feira (18) sua saída da empresa. Com isso, o evento desta semana deverá contar com novos chefes da Microsoft apresentando as novidades.
Quando começa e como assistir ao Microsoft Surface
Mesmo exclusivo para a imprensa, o evento do Microsoft Surface será o primeiro com a presença do público desde a pandemia, começando às 11h00 (horário de Brasília).
Como dito acima, Panos Panay, que comandava as divisões do Surface e do Windows, não apresentará o evento devido à sua saída da Microsoft. Rumores apontam que quem assumirá o lugar de Panay é Yusuf Medhi, chefe de Marketing de Consumo da Microsoft. Além disso, Satya Nadella, CEO da Microsoft, também fará uma aparição.
Infelizmente, a Microsoft não transmitirá ao vivo o evento do Surface, postando a gravação no site oficial do evento às 14h00 horas (horário de Brasília).
O que esperar da nova linha Surface
Vários rumores durante os últimos meses apontaram que a Microsoft prepara o lançamento de três dispositivos da sua linha exclusiva: o 2 em 1 (híbrido entre notebook e tablet) Surface Go 4 e os notebooks Surface Laptop Studio 2 e Surface Laptop Go 3.
De acordo com fontes do site Windows Central, o Surface Laptop Studio 2 terá os novos processadores Core i7, da linha Raptor Lake — a 13ª geração de processadores da Intel, anunciados na CES deste ano.
A Microsoft também decidiu inserir processadores da Intel no Surface Go 4, adiando o lançamento desse dispositivo com processadores da Arm. O Surface Laptop Go 3, segundo rumores, deve chegar com processadores da 12ª geração da Intel e configurações mais avançadas.
Surface Laptop Studio 2: mais avanços e maior preço
Como dito, o Surface Laptop Studio 2 terá novos processadores da 13ª geração da Intel e a Microsoft deve apresentar mais recursos no evento da próxima quinta-feira (21).
No entanto, uma semana antes do evento, vazamentos revelaram imagens e especificações do Microsoft Surface Laptop Studio 2, que será o primeiro notebook Surface com 64 GB de RAM.
Aliás, um vazamento do site alemão WinFuture mostra que a Microsoft, além de aprimorar o hardware do notebook, também adicionará uma porta USB-A. Essa porta se juntará às portas USB-C no lado esquerdo do dispositivo.
O modelo de entrada do Surface Laptop Studio, que chegou no final de 2021, tinha processadores Intel Core i5, 256 GB de armazenamento, 16 GB de RAM e placa de vídeo integrada Intel Iris XE.
A primeira versão do Studio custava US$ 1.599 no lançamento. Contudo, segundo as fontes do Windows Central, o preço do modelo mais básico do Surface Laptop Studio 2 será US$ 1.899, devido ao upgrade no processador e modificações no design.
Além disso, o modelo inicial do Surface Laptop Studio 2 terá 16 GB de RAM, 512 GB de armazenamento e GPU integrada Intel Iris Xe.
As versões mais avançadas terão dois modelos, com melhores processadores, 16 GB e 32 GB de RAM, GPU RTX 4060 da Nvidia e armazenamentos que vão de 512 GB a 2 TB. Ainda de acordo com o WinFuture, os novos modelos da linha Surface Laptop Studio 2 devem chegar no dia 3 de outubro, poucas semanas após o evento.
Surface GO 4 e Surface Laptop Go 3
Embora o Studio 2 seja a estrela do evento da Microsoft, o Surface Go 4 e o Surface Laptop Go 3 também serão destaques.
Na semana passada, o site suíço do distribuidor TD Synnex vazou as especificações do Surface GO 4, que terá o processador N200 da Intel.
No caso do Surface Laptop Go 3, o notebook terá processadores da 12ª geração da Intel, com upgrades em armazenamento e memória RAM. O modelo base terá um SSD de 256 GB e 8 GB de RAM, o dobro das especificações do seu antecessor.
Novos recursos de IA para o Windows e apps da Microsoft
Além dos novos notebooks, durante o evento do Surface, a Microsoft também deve revelar novos recursos com IA para o Windows.
A Microsoft trabalha em uma atualização para o Windows 11 que deve chegar no final deste mês, disponibilizando o Windows Copilot a todos os usuários.
Aplicativos da empresa, como Fotos e Paint, ganharão recursos de IA para identificar rostos ou objetos e recortá-los. Entretanto, é bem difícil que a Microsoft revele os planos para os recursos IA do Windows 12, que deve ser lançado no próximo ano.
Como o evento não será apenas sobre o Surface, a Microsoft deve apresentar seus planos para usar IA no Microsoft 365 e nos aplicativos Office. Além disso, o Bing, após o lançamento da versão Enterprise, deve ter um lugar de destaque no evento desta quinta-feira.