Vazamento indica que Intel já se prepara para chegada do Windows 12
Um especialista em vazamentos de hardware revelou no Twitter um novo rumor sobre o futuro Windows 12. A publicação foi apagada, mas ela sugere que a Microsoft e Intel já se preparam para o lançamento oficial do novo sistema operacional.
De acordo com o site The Verge, o usuário do Twitter @leaf_hobby compartilhou informações sobre a nova plataforma desktop da Intel, a Meteor Lake. Segundo fontes ouvidas por ele, a fabricante de chips mencionou internamente que suas CPUs de nova geração já oferecerão suporte para o Windows 12.
Apesar de já existirem outros boatos, o novo vazamento é considerado a informação mais concreta que já existe sobre a chegada do sistema de nova geração.
Oficialmente, a Microsoft ainda não fez um anúncio formal sobre os seus planos para o Windows 12. Porém, diante da parceria com a OpenAI e o sucesso em torno do ChatGPT, é esperado que a empresa integre novos recursos de IA (Inteligência Artificial) em suas versões futuras do Windows.
Para tal, o sistema se valerá dos avanços no desenvolvimento de chips com mecanismos de IA dedicados. A expectativa é que os novos processadores Intel Meteor Lake – de 14ª geração – sejam lançados no segundo semestre deste ano.
Porém, além da Intel, acredita-se que a Microsoft também esteja trabalhando nos bastidores junto com a AMD, com o objetivo de otimizar seus novos chips para também oferecer suporte para recursos IA.
Vem aí o Windows 12
É esperado que o novo sistema possa ser lançado ao longo do ano de 2024, cerca de três anos após a chegada da versão atual do sistema. Um anúncio oficial poderia ocorrer até o próximo mês de dezembro, seguido da disponibilização de uma versão para desenvolvedores nos primeiros meses do próximo ano.
O novo lançamento do Windows é chamado internamente de “Next Valley”, conforme relatou o jornalista Zac Bowden. Isso significa que a Microsoft continuará com a nomenclatura “Valley”, introduzida no Windows 11.
Por outro lado, outros rumores indicam que o novo sistema se adapta melhor a diferentes dispositivos, como periféricos de tables e mouses. O Windows 12 também deve ressuscitar o MSN Messenger, trazer uma barra de tarefas flutuante, além de um aplicativo de podcast.