Vazamento indica que Intel já se prepara para chegada do Windows 12

Windows 12 pode chegar trazendo novos recursos IA. Microsoft trabalha nos bastidores para lançamento de chips Intel de nova geração
Vazamento indica que Intel já se prepara para a chegada do Windows 12
Imagem: Unsplash/Reprodução

Um especialista em vazamentos de hardware revelou no Twitter um novo rumor sobre o futuro Windows 12. A publicação foi apagada, mas ela sugere que a Microsoft e Intel já se preparam para o lançamento oficial do novo sistema operacional.

De acordo com o site The Verge, o usuário do Twitter @leaf_hobby compartilhou informações sobre a nova plataforma desktop da Intel, a Meteor Lake. Segundo fontes ouvidas por ele, a fabricante de chips mencionou internamente que suas CPUs de nova geração já oferecerão suporte para o Windows 12.

Apesar de já existirem outros boatos, o novo vazamento é considerado a informação mais concreta que já existe sobre a chegada do sistema de nova geração.

Oficialmente, a Microsoft ainda não fez um anúncio formal sobre os seus planos para o Windows 12. Porém, diante da parceria com a OpenAI e o sucesso em torno do ChatGPT, é esperado que a empresa integre novos recursos de IA (Inteligência Artificial) em suas versões futuras do Windows.

Para tal, o sistema se valerá dos avanços no desenvolvimento de chips com mecanismos de IA dedicados. A expectativa é que os novos processadores Intel Meteor Lake – de 14ª geração – sejam lançados no segundo semestre deste ano.

Porém, além da Intel, acredita-se que a Microsoft também esteja trabalhando nos bastidores junto com a AMD, com o objetivo de otimizar seus novos chips para também oferecer suporte para recursos IA.

Vem aí o Windows 12

É esperado que o novo sistema possa ser lançado ao longo do ano de 2024, cerca de três anos após a chegada da versão atual do sistema. Um anúncio oficial poderia ocorrer até o próximo mês de dezembro, seguido da disponibilização de uma versão para desenvolvedores nos primeiros meses do próximo ano.

O novo lançamento do Windows é chamado internamente de “Next Valley”, conforme relatou o jornalista Zac Bowden. Isso significa que a Microsoft continuará com a nomenclatura “Valley”, introduzida no Windows 11.

Por outro lado, outros rumores indicam que o novo sistema se adapta melhor a diferentes dispositivos, como periféricos de tables e mouses. O Windows 12 também deve ressuscitar o MSN Messenger, trazer uma barra de tarefas flutuante, além de um aplicativo de podcast.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas