O próximo iPhone de topo de linha só deve ser anunciado no segundo semestre, mas isso não impediu as pessoas de imaginarem como seria o próximo telefone da Apple. E, com a ajuda de algumas especificações vazadas, um vídeo recente com algumas renderizações de alta qualidade feitas por fãs pode ter nos dado uma prévia do iPhone 12.

O vídeo postado no YouTube é uma colaboração entre o EverythingApplePro e Max Weinbach, que afirma ter descoberto alguns dos primeiros arquivos CAD com informações sobre o design e as dimensões do iPhone 12. Ao usar essas informações, os dois conseguiram criar modelos e renderizações do iPhone 12. Eles reconhecem que os desenhos em CAD podem ter sido apenas 70% completos, mas os resultados finais ainda são bastante convincentes.

Ostentando lados rígidos e retos, que lembram o antigo iPhone 5 e os iPad Pros mais recentes, o design do iPhone 12 exibido no vídeo parece reforçar uma matéria da Bloomberg publicada no início desta semana. Ela diz que a Apple adotará um design mais angular e plano para o seu próximo iPhone.

Os projetos de CAD vazados sugerem que o iPhone 12 virá com um módulo de câmera traseira ligeiramente renovado, um com três câmeras e um sensor LiDAR para detecção de profundidade (que a Apple recentemente adicionou ao novo iPad Pro) e outro dispositivo com uma configuração um pouco menos sofisticada, de três câmeras sem o LiDAR.

A Apple também parece ter simplificado todo o design do iPhone 12, resultando em uma transição mais suave entre o corpo do telefone e seu módulo de câmera. Ele também tem molduras ainda mais finas na parte externa da tela. Até o entalhe do iPhone 12 parece ter diminuído um pouco. O EverythingApplePro diz que está mais próximo do tamanho do que vimos no OnePlus 6 a partir de 2018.

Em vez do vidro 2.5D arredondado que você vê no iPhone 11, o vídeo indica que o iPhone 12 apresentará uma tela quase completamente plana que se encontra com a faixa de metal que circula na parte externa do telefone.

A Bloomberg afirma que a Apple lançará quatro versões do iPhone 12 no segundo semestre — dois modelos padrão e mais dois modelos Pro. Portanto, não está claro se todos os iPhones 12 usarão esse design ou se esse modelo mais planos será apenas no iPhone 12 Pro.

Outras pequenas alterações de design destacadas no vídeo incluem bandas de antena um pouco maiores para ajudar a adicionar 5G ao aparelho, uma nova localização para a bandeja de chip e botões laterais ligeiramente inferiores, que devem facilitar o bloqueio do telefone ou o ajuste do volume.

E embora muitos rumores afirmem que a Apple está perto de fazer um iPhone sem entradas para cabos, sem suporte para carregamento com fio ou transferência de dados, não parece que isso vai acontecer com o iPhone 12, pois ainda há uma porta Lightning na parte inferior.

Por fim, há uma novidade surpreendente no iPhone 12: a possível inclusão de um Smart Connector, que normalmente é algo encontrado apenas nos iPads da empresa e serve para as pessoas conectarem um teclado destacável. Embora seja duvidoso que a Apple faça acessórios de teclado para o iPhone, um Smart Connector pode ser útil para coisas como conectar uma capa de telefone ou até um carregador removível para o Apple Pencil.

Quanto às novas cores em potencial, parece que a Apple está pensando em uma série de novas tonalidades, incluindo azul claro, laranja claro e violeta para o iPhone 12 padrão, junto com um novo tom azul marinho para o iPhone 12 Pro.

Ainda estamos a cinco ou seis meses do lançamento oficial do iPhone 12. Mesmo assim, é interessante ver uma prévia do que a Apple pode mostrar ainda deste ano.