Vídeo resgata imagens raras de Xangai, na China, dos anos 40; assista
É possível imaginar a maior cidade chinesa quase sem veículos motorizados, poucas pessoas nas ruas e nenhum arranha-céu? Essa é a visão de Xangai em imagens raras da década de 1940. O vídeo foi restaurado pela empresa francesa NASS, que incluiu cor, design de som, brilho, nitidez e redução de ruído.
A restauração ainda remasterizou o vídeo em 60 frames por segundo, adicionando um raro registro do ritmo bem parecido com a efervescente Xangai que dava seus primeiros passos no desenvolvimento como polo econômico chinês há mais de 80 anos. Assista ao vídeo abaixo.
Duas Xangais
As imagens mostram muitos riquixás – espécie de “carroças” com um ou dois lugares empurrados por pessoas. As bicicletas também pareciam comuns em Xangai na metade do século 20. Veículos motorizados eram poucos: nas gravações, quase não se vê carros, caminhões ou bondes pelas ruas.
Também fica evidente a diferença das edificações em cada área da cidade. Na primeira parte do vídeo, os prédios têm dois ou três andares e são abarrotados de placas baixas com o que parecem ser anúncios comerciais.
Já na segunda parte, o vídeo mostra edifícios mais altos do que parece ser a área mais central e rica de Xangai. Os prédios dessa área têm uma clara arquitetura ocidental – provavelmente uma marca das ocupações inglesa, francesa e americana depois das duas guerras do ópio (1839–1842 e 1856–1860).
A estimativa é que as gravações sejam posteriores a 1937, quando Xangai foi tomada pelo Japão. O país vizinho continuou na cidade chinesa até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A partir de 1949, o Partido Comunista da China assumiu o controle da cidade, o que se mantém até hoje em todo o país.
Outro vídeo raro, desta vez na Índia
O canal NASS restaurou outro vídeo raro da Índia com detalhes impressionantes das cidades de Varanasi, Howrah e Gwalior, no estado de Uttar Pradesh, ao norte do país. O registro acompanha o movimento nas ruas durante a década de 1920.
É possível ver muitas carroças a cavalos, tropas de animais atravessando as ruas e até elefantes transportando pessoas. Ao final das filmagens, esses animais acabam em uma disputa inesperada com suas trompas. O vídeo mostra ainda tradições e costumes da população indiana.
https://www.youtube.com/watch?v=XPxuNeWTiVk
Assim como nas imagens de Xangai, a restauração do vídeo passou por coloração, remasterização de 60 frames por segundos e melhora na nitidez e brilho. Além disso, a resolução da imagem subiu para HD.
Hoje Uttar Pradesh é conhecido como o “coração” da Índia. Ali estão importantes monumentos do país, como o Taj Mahal. O estado também tem a maior densidade demográfica do mundo, com quase 200 milhões de habitantes.
Já Shangai transformou-se em um importante pólo tecnológico e econômico, bem diferente das imagens raras da cidade da China da década de 1940. Hoje, a cidade possui vários arranha-céus e veículos de última geração que dão suporte aos seus mais de 26 milhões de residentes.