Erupção de vulcão provoca evacuação da Lagoa Azul da vida real
A Lagoa Azul da vida real, um spa termal que é uma das principais atrações da Islândia, na cidade de Grindavík, foi evacuada neste sábado (18) após uma erupção vulcânica. A atividade começou na cratera Sundhnúkagígar, na Península de Reykjanes, por volta das 20h23 da noite.
A diretora de vendas, operações e serviços da Lagoa Azul, Helga Árnadóttir, confirmou a informação em entrevista ao Iceland Monitor. De acordo com o site, cerca de 700 a 800 pessoas, incluindo convidados e funcionários, estavam no local quando a erupção começou.
A a emissora pública islandesa RÚV informou que Grindavik também foi evacuada (via CNN). Assim como na erupção em fevereiro deste ano, desta vez, a lava seguiu para o norte da cidade e em direção à estrada principal que leva ao local, Grindavíkurvegur.
Islândia enfrenta evacuações constantes devido a vulcões
O vulcão na Península de Reykjanes entrou em erupção pela quarta vez em três meses, abrindo uma fissura de cerca de três km de comprimento. Segundo o geofísico Magnús Tumi Guðmundsson, a erupção atual é a mais poderosa entre as atividades sísmicas recentes.
No entanto, não foram registradas vítimas ou danos severos de infraestrutura, nem perturbações no abastecimento de água e eletricidade. Os aeroportos regionais, incluindo o principal, o Aeroporto de Keflavik, na península, mantiveram as operações.
Em entrevista à RÚV, o geofísico Páll Einarsson disse que as erupções no local seguem “o mesmo padrão desde outubro”. Ele afirma que elas “foram fortes, duraram pouco tempo, mas foram poderosas enquanto duraram”. Nesta segunda-feira (18), os fluxos de lava diminuíram em uma das três áreas ativas no dia anterior, conforme comunicado do Gabinete Meteorológico da Islândia.
A Islândia é uma das áreas vulcânicas mais ativas do planeta. Em novembro, a Lagoa Azul ficou fechada por uma semana depois que 1.400 terremotos foram medidos em 24 horas. A cidade de Grindavík foi evacuada após terremotos e possível erupção de vulcão. Leia mais sobre no Giz Brasil.
Com informações de Euronews.