A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (30) que o Xbox Cloud Gaming — serviço de streaming de jogos — chega ao Brasil na versão Beta.
O serviço será liberado a partir das 15h, no horário de Brasília. Além do país, México, Austrália e Japão também vão receber a versão Beta do serviço.
Sobre o Xbox Cloud Gaming
Antes intitulado de XCloud, o serviço permitem que usuários tenham acesso a mais de 100 títulos do Xbox Game Pass que estão habilitados para a nuvem, e localizados com suporte para PCs Windows, celulares e tablets Android ou iOS.
A promessa do Cloud Gaming é reproduzir jogos na nuvem, proporcionando tempos de carregamento mais rápidos e frame rates aprimorados para a experiência de gameplay.
Embora cloud gaming tenha suporte a uma variedade de controles (que vão desde os da própria Xbox, Sony DualShock 4, Razer Kishi, entre outros), a Microsoft está trabalhando para que os games possam também ser jogados na própria tela (para jogadores de tablets e celulares). Para isso, foi criado o suporte para controle touch em jogos selecionados — como Minecraft Dungeons e Hades. Outros títulos também receberão essa opção no futuro.
Para saber quais dispositivos são compatíveis com o Xbox Cloud Gaming, é só clicar aqui.
Como se inscrever no Xbox Cloud Gaming
Para ter acesso ao Beta que estreia hoje, é preciso ser assinante do Xbox Game Pass Ultimate, que é o serviço mais premium do Game Pass. Ele custa R$ 44,99 por mês.
O plano Ultimate dá direito a uma série de benefícios, A lista inclui acesso da biblioteca do console e do PC, assinatura EA Play, modo multiplayer, descontos e ofertas exclusivos, além de títulos do Xbox Game Studios disponíveis no mesmo dia do lançamento e XBox Live Gold (serviço de assinatura da Microsoft para consoles).
Como acessar o Xbox Cloud Gaming
O serviço começará a funcionar hoje a partir das 15h, no horário de Brasília.
Para quem utiliza o Android, basta baixar na Google Play, clicando neste link .
Os usuários de iOS devem acessar apenas no navegador Safari. Feito isso, basta clicar neste link. Por enquanto, o serviço não aparece na Apple Store. A empresa da maçã, afinal, permitiu o serviço impondo a condição de que usuários baixem individualmente cada jogo no iPhone. Essa mesma regra também impediu a chegada do Stadia aos dispositivos iOS.
Para quem quer utilizar nos computadores com Windows 10, basta acessar este link.
Por enquanto, o serviço não está disponível nos consoles (Xbox One e o Series X|S).