“1899”, “Uncoupled” e outras: as 7 séries canceladas pela Netflix em 2023

Entre as produções que foram canceladas esse ano pela Netflix estão “1899”, “The Chair”, “Uncoupled” e “Juvenile Justice”. Veja a lista e alguns motivos alegados
Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

A Netflix tem se especializado em cancelamento de séries sem maiores explicações. Exemplo disso foi “1899”, dos mesmo criadores de “Dark”, que não foi renovada após apenas uma temporada, deixando inúmeros espectadores “órfãos”. Mas esse não foi um caso isolado… Outras atrações boas também foram “descontinuadas” pela plataforma em 2023. 

Na 1ª temporada de uma série, a Netflix costuma passar um pente fino (avaliações, taxa de conclusão e pesquisas). Se a audiência não atinge o patamar esperado, ou o arrecadado não vale um novo investimento, o destino é o fim.

Por isso, até mesmo as atrações que figuram no Top 10 podem ser canceladas pela plataforma. Somente nesses dois meses de 2023, sete séries já foram encaixotadas pelo streaming. 

Confira abaixo as séries de 2023 canceladas (ATÉ AGORA) pela Netflix.

1899

O cancelamento de “1899” pela Netflix foi uma surpresa para os fãs, pois o programa aparentemente estava indo bem e até teve um grande número de críticas positivas. Dos mesmos criadores de “Dark” (Baran bo Odar e Jantje Friese), “1899” estreou com um hype gigantesco, prometendo grandes mistérios e narrativas intrigantes. 

A série mostra um navio que parte da Europa rumo à América repleto de imigrantes de nacionalidades distintas, esperançosos por uma vida nova em uma terra distante. No caminho para Nova York, o Kerberos encontra o Prometheus, uma embarcação que desapareceu misteriosamente meses antes, dando início a eventos assustadores. Então, os passageiros precisam desvendar um enigma.

Apesar de boa parte do público ter gostado da série, contudo, a obra foi cancelada pela Netflix em janeiro de 2023, deixando a produção sem um fim apropriado (uma vez que havia um enorme gancho para uma 2ª temporada). O principal motivo, de acordo com o site Digital I, é que somente um terço das pessoas que começaram a assistir a série terminaram os episódios.

Departamento de Conspirações (Inside Job)

Para a frustração dos fãs, a Netflix também confirmou em janeiro de 2023, o cancelamento de “Departamento de Conspirações”, uma popular série animada. O golpe foi ainda mais duro, já que a plataforma já havia renovado a produção para uma 2ª temporada. Porém, no início de 2023, a Netflix reverteu sua decisão, cancelando oficialmente o projeto.

“De coração partido, confirmo que a Netflix cancelou ‘Departamento de Conspirações’. A todos que assistiram, obrigado por terem nos acompanhado nesse passeio. É bom saber que existem pessoas por aí que se importam tanto com esses personagens quanto eu”, comentou a criadora da série, Shion Takeuchi, no Twitter.

“Reptilianos? Verdade. Pouso na lua? Mentira. Manter as conspirações do mundo em segredo é um trabalho e tanto para essa cientista antissocial e seus peculiares colegas”, diz a sinopse da animação de Shion Takeuchi.

The Chair

Estrelada por Sandra Oh, a inesquecível Cristina Yang de “Grey’s Anatomy”, a série “The Chair” foi outra que não sobreviveu à onda de cancelamentos da Netflix. A produção foi oficialmente cortada dos planos do serviço de streaming em janeiro de 2023, apesar de ter conquistado alguns fãs.

A comédia dramática “The Chair” chegou ao catálogo da Netflix em 2021, no entanto, a plataforma só confirmou o cancelamento da série em janeiro de 2023. Na época, muitos fãs já haviam desistido de uma possível renovação. A produção gira em torno da “primeira mulher a assumir o cargo de diretora de uma renomada universidade enfrenta os desafios de comandar uma instituição em crise enquanto tenta equilibrar sua vida pessoal e amorosa”. 

Ao que tudo indica, “The Chair” falhou em atrair a atenção dos assinantes da Netflix, com baixa audiência e pouco engajamento nas redes sociais. Vale lembrar que esse foi o primeiro projeto de David Benioff e DB Weiss (os showrunners de “Game of Thrones”) na Netflix.

Uncoupled

“Uncoupled” é uma série LGBTQIA+ de comédia e romance que chegou ao catálogo do streaming em 2022. A produção marcou o grande retorno de Neil Patrick Harris ao protagonismo de séries de comédia. Com o astro de “How I Met Your Mother” no papel principal, a atração dividiu a opinião da crítica especializada e não conquistou nem mesmo seu público alvo.

“Atordoado depois do rompimento com o namorado de longa data, um corretor de imóveis de Nova York enfrenta as expectativas do recomeço — e dos encontros — depois dos 40”, diz a sinopse de “Uncoupled”. A série estreou em julho de 2022, mas foi cancelada em janeiro deste ano após apenas uma temporada. De acordo com alguns relatórios, o motivo para o corte teria sido a baixa audiência.

Guardiões da Mansão do Terror

A série animada “Guardiões da Mansão do Terror” (no original “Dead End: Paranormal Park”), pouco conhecida no Brasil, também foi cancelada pela Netflix em janeiro de 2023. Mesmo elogiada por sua representatividade LGBTQIA+, a série adaptada por Hamish Steele não conseguiu rivalizar com outras produções animadas da plataforma, sendo cancelada após duas temporadas.

A Netflix confirmou no Twitter o cancelamento da série, cujas duas primeiras temporadas estrearam no streaming em 2022. “Em um parque de diversões assombrado, uma dupla de adolescentes e um cachorro falante enfrentam demônios e tentam impedir um apocalipse sobrenatural”, descreve a sinopse de “Guardiões da Mansão do Terror”.

Juvenile Justice

“Uma juíza linha dura que acredita na justiça e na punição vive o dia a dia de um tribunal de menores infratores”. Essa é a trama da série “Juvenile Justice”, da Netflix, que contou com 10 episódios antes de ser cancelada pelo streaming em janeiro de 2023, mesmo tendo uma 2ª temporada confirmada. Apesar de ter muitas produções coreanas bombando em sua plataforma, a Netflix julgou que o K-Drama não atraiu o público esperado e o cortou durante sua pré-produção.

Cabeça Quente (Hot Skull)

A primeira vítima de fevereiro foi a série “Hot Skull”. O drama de ficção científica turco, apesar de demonstrar potencial, não sobreviveu ao machado da Netflix e terminou com apenas 8 episódios. Um dos atores da produção, inclusive, já admitiu que não voltará para mais temporadas. “Nesta realidade distópica, uma epidemia se dissemina pela comunicação verbal, mas um linguista é imune à doença. E ele vai ser caçado por isso”, diz a sinopse oficial.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas