Alguns iPhones chegam, outros iPhones saem de cena. Dessa fez, a Apple tirou três modelos de linha em uma tacada só: o SE e o 6s, já mais antigos, e o iPhone X do ano passado. Além disso, os novos modelos também não virão com um acessório importante: o adaptador P2-Lightning para conectar fones de ouvido comuns no aparelho.

iPhone XR é o novo modelo de entrada dos smartphones da Apple
iPhone Xs e iPhone Xs Max: o que você precisa saber sobre os lançamentos da Apple

O iPhone X ainda era um celular muito bom, mas ficou redundante com a chegada do novo iPhone XS e do modelo de entrada iPhone XR. Basicamente, não havia mais espaço mais na linha de produtos para o modelo comemorativo de dez anos.

Já o 6s, lançado no segundo semestre de 2015, e o SE, do primeiro semestre de 2016, ficaram ultrapassados mesmo. Com o fim dos dois, não há mais nenhum iPhone sendo vendido pela Apple com o conector P2 para fones de ouvido.

E aí vem também outra mudança bem sacana da marca: o dongle para ligar fones comuns ao aparelho não virá mais na caixa, e isso vale tanto para os novos XS e XR quanto para o 8 e o 7. Quem quiser ligar um fone comum no iPhone terá que comprar o acessório separadamente, por US$ 9. Bom, ninguém chega ao valor de mercado de um trilhão de dólares por acaso, né?

[The Verge 1, 2]