_Cultura

Banido do Oscar, Will Smith sobe em palco de outra premiação e faz seu 1º discurso

Will Smith compareceu à premiação de críticos de cinema negros para um prêmio por sua produção mais recente, “Emancipation”. Veja seu discurso

Will Smith

Foto: Reprodução/Variety/Twitter

Longe dos holofotes desde o tapa em Chris Rock no Oscar 2022, Will Smith voltou às  premiações na noite desta quarta-feira (2). O astro, que está banido do Oscar até 2032, subiu ao palco do AAFCA (African American Film Critics Association) Awards 2023 para receber o Beacon Award. 

O astro recebeu um prêmio por seu trabalho na produção “Emancipation: Uma História de Liberdade”, do Apple TV+, na qual é protagonista. O longa é dirigido por Antoine Fuqua, e conta a história de um homem escravizado que foge e atravessa os pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos, em uma jornada para escapar dos proprietários de plantações. 

O discurso de Will Smith

Esse foi o primeiro discurso de Will desde a polêmica no Oscar 2022. “’Emancipation’ foi o filme individual mais difícil [de fazer] de toda a minha carreira. Foi tudo ao ar livre”, disse Smith. Era o segundo dia de filmagem, parecia que a temperatura era de 110ºC”, relembrou o ator. 

“Quero agradecer ao Gil [fundador da AAFCA] e à African American Film Critics Association Awards. Obrigada a todos vocês nesta sala por fazerem o que fazem, mantendo nossas histórias vivas. Agradeço também à Apple, porque primeiro o orçamento era uma coisa e depois outra coisa. E a Apple nunca vacilou”, disse Smith. “Foi a primeira vez que ouvi de um estúdio que a história era mais importante do que quanto custa para fazê-la… Eles fazem iPhones. Eles podem fazer isso”, finalizou o astro.

Veja o discurso de Will Smith:

Relembre o caso

O discurso de Smith aconteceu quase um ano depois do incidente do tapa no Oscar 2022, no qual o ator deu um tapa na cara de Chris Rock por conta de uma piada relacionada à Jada Pinkett Smith, esposa do ator, que sofre de alopecia, doença que provoca queda nos cabelos. 

Anteriormente, Will pediu desculpas públicas a Chris Rock, e ainda publicou um vídeo emocionante como forma de comunicado oficial. Devido à agressão, Smith foi banido do Oscar e de todos os eventos da Academia por dez anos. Além disso, diversos projetos envolvendo o ator foram cancelados ou adiados, e o astro chegou a se internar em reabilitação após a polêmica.

Vale lembrar, as regras do Oscar não podem impedi-lo de concorrer ou ganhar mas, se for indicado e vencer, ele não poderá ir à festa receber sua estatueta. Agora, o ator prepara “Bad Boys 4” com Martin Lawrence, e ficou distante dos holofotes no último ano. Além disso, Will também está trabalhando para retornar em “Eu Sou a Lenda 2”.

Sair da versão mobile