Cidade alemã proíbe gatos nas ruas para preservar passarinhos

O objetivo é proteger uma espécie de pássaro que está em extinção no país: a cotovia-de-poupa. Quem não esconder o gato, será multado
gatos
Imagem: Unsplash/Reprodução

Quase um Tom & Jerry “versão modificada”… Uma nova lei aprovada na cidade alemã de Walldorf, no estado de Baden-Württemberg, ordenou que alguns donos de gatos devem manter os seus animais de estimação dentro de casa até ao final de agosto.

Segundo reportagem da agência Associated Press, o objetivo da lei é proteger uma espécie de pássaro que está em extinção no país a cotovia-de-poupa. As autoridades acreditam que mantendo os felinos domésticos longe das aves, evitam a “caça local” e ajudam na preservação.

Mas por que apenas até agosto? A lei vai até esse mês por ser exatamente a época de reprodução das cotovias, que fazem seus ninhos no chão, portanto, acaba se tornando presa fácil para os gatos.

Segundo as autoridades de Walldorf “entre outras coisas, a sobrevivência da espécie depende de cada filhote”.

Multa salgada

Para os donos de gatos que não seguirem a nova regra, estarão sujeitos a pagar uma multa equivalente a R$ 2,86 mil. No caso do felino escapar de casa e acabar matando um pássaro, o dono poderá ser multado em até R$ 261 mil.

Presa fácil

A ave cotovia-de-poupa vive em diferentes regiões de Baden-Württemberg. A espécie costuma fazer seus ninhos no chão, na maioria das vezes em áreas residenciais, fazendo com que elas se tornem presas fáceis para pequenos predadores, como os gatos da região.

Leia também: Caixa de areia inteligente pro xixi do gato é autolimpante e conectada à Alexa.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas