Colossus: computador herói de guerra completa 80 anos
Na quinta-feira (18) o computador Colossus completou 80 anos, com uma comemoração especial do Quartel General de Comunicações do Reino Unido (GCHQ) pelas ações do computador na Segunda Guerra Mundial.
O Colossus, o primeiro computador digital da história, desempenhou um papel crucial. Ele conseguiu decifrar a máquina criptográfica Lorenz que a Alemanha Nazista usava para enviar mensagens codificadas. Assim, o Colossus ajudou as Forças Aliadas a realizar uma estratégia para enganar os alemães sobre o local da invasão do “Dia D”.
O GCHQ revelou fotos inéditas do Colossus para comemorar o aniversário de 80 anos do computador que ajudou a vencer a Segunda Guerra. Essas fotos mostram o computador em vários períodos, bem como uma carta elogiando as significativas contribuições do criador do Colossus, Tommy Flowers.
Flowers se inspirou no trabalho de Alan Turing, que conseguiu decifrar outra máquina alemã, a Enigma, mudando os rumos da guerra.
A diretora do GCHQ, Anne Keast-Butler, destacou que a inovação tecnológica, representada pelos 80 anos do computador Colossus, sempre foi um dos pilares das operações da agência de inteligência britânica.
Colossus, the secret computer that helped to win #WWII, turns 80 today! 🤫
To celebrate we have released a series of rare and never-before-seen images of Colossus 📜#Colossus80
Read more here ⬇️https://t.co/7628rSQ1Cs pic.twitter.com/ILA2jy6l1T
— GCHQ (@GCHQ) January 18, 2024
O Colossus, o primeiro computador digital da história, tem dois metros de altura, com 2.500 válvulas termiônicas que inspiraram o formato do circuito eletrônico moderno.
O gigante computador processava informações através de uma complexa rede de fios, plugues e switches. O Colosssus conseguiu reduzir o tempo para decifrar mensagens, que levavam semanas, para horas.
Após a guerra, o governo britânico destruiu a maioria dos computadores Colosssus e obrigou Flowers a entregar toda a documentação sobre a criação do Colossus e de suas outras versões.
No entanto, um projeto de reconstrução Colossus – dessa versão do que faz 80 anos – ocorreu em 2007. O computador está no Museu Nacional da Computação em Bletchey Park, em Londres.