Introduzido pela primeira vez no Android 9, o “brilho adaptável” é um recurso inteligente que ajusta de forma automática o nível de brilho da tela do celular, dependendo das condições da luz no ambiente. Para fazer esse ajuste, o smartphone reúne dados do sensor de luz, preferências pessoais dos usuários, além da inteligência artificial do aparelho.

Além disso, como o procedimento envolve “aprendizado de máquina”, leva um tempo até que o sistema faça o ajuste correto.

Dependendo da versão do sistema ou do modelo do smartphone (principalmente nos aparelhos Pixel), o aprendizado de máquina pode fazer a tela ficar escura enquanto o usuário está em um ambiente escuro, dificultando a visualização do conteúdo na tela.

Por isso, se você está enfrentando dificuldades com o brilho adaptável, aqui estão algumas dicas de como corrigir o problema.

Desligue o brilho adaptável

Cada aparelho é diferente (alguns não contam com o recurso de fábrica), mas, geralmente, a função é encontrada nas configurações de tela do smartphone,  listada entre as funções disponíveis. Neste caso, o ajuste de brilho deverá ser feito de forma manual pelo usuário.

Resetar o brilho adaptável

Como a função utiliza aprendizado de máquina, é normal que o celular aplique automaticamente um nível de brilho a partir de um determinado ajuste manual feito pelo usuário. Isso pode acabar fazendo com que a ferramenta se torne “viciada” em determinados padrões de brilho de tela. Para limpar essas predefinições, basta acessar a lista de aplicativos instalados no celular, localizar o app “Device Health Services” e clicar na função de limpeza de armazenamento, onde será possível encontrar a opção de redefinir o brilho adaptável.

Limpe o sensor de luz do ambiente

Em alguns casos, o sensor de luz é a causa do problema no brilho adaptável. Com o sensor sujo, o aparelho fará medições incorretas da iluminação do ambiente, o que afetará diretamente a funcionalidade do recurso. Geralmente, o sensor fica na parte frontal do celular, próximo da câmera de selfie e do alto-falante superior. Para fazer a limpeza, desligue o celular, retire a película da tela (se necessário), e limpe cuidadosamente a área com um pano de microfibra. Para sujeiras mais resistentes, experimente usar líquidos do tipo “limpa telas”, como o álcool isopropílico.