A assistente pessoal Cortana começou como algo exclusivo do Windows Phone, e se expandiu para o Windows 10, iOS e Android. Agora, ela está ganhando truques novos que envolvem analisar seu e-mail e calendário.

A Microsoft diz que tornou a assistente pessoal Cortana “mais proativa quando se trata de lembretes”. Ela é capaz de ler seus e-mails, ver quando você prometeu fazer algo – “eu envio as fotos hoje à noite”, por exemplo – e sugerir a criação de um lembrete, para que você não se esqueça.

Como nota o The Verge, o escaneamento de e-mail é feito localmente, não na nuvem. Portanto, você precisa configurar o app E-mail para receber suas mensagens – do Outlook, Gmail ou de onde for – e autorizar a Cortana a ler esses e-mails. Você também pode desativar esse recurso.

Cortana-reminder

A Cortana também ganhou novos truques para sua agenda: por exemplo, se você tiver um compromisso amanhã cedo, ela avisa e permite ativar um alarme.

Se você marcou um compromisso num horário ocupado na agenda, ou no horário que você costuma voltar para casa, ela avisa sobre o conflito. E se você costuma marcar reuniões de trabalho pela manhã e alguém quiser fazer isso no fim da tarde, ela sugere que você remarque para antes do meio-dia.

As novidades funcionam no Windows 10 para usuários no programa Insider. A Microsoft planeja levá-las a todo mundo no Windows 10 em breve, seguido do Android e iOS.

Os truques de e-mail funcionam apenas em inglês nos EUA; os recursos da agenda funcionam em inglês no Reino Unido também. A Cortana em português brasileiro chegará ainda este ano.

[Microsoft e The Verge]

Foto por Eric Risberg/AP