Ciência

ESA emite alerta sobre queda de asteroide sobre a Sibéria

O alerta da Agência Espacial Europeia evidencia melhorias na capacidade de identificar previamente asteroides antes do impacto
Imagem: X/Reprodução

A Agência Espacial Europeia (ESA) emitiu um alerta na manhã da última terça-feira (3) sobre o impacto de um asteroide na Sibéria. Acompanhe os detalhes abaixo.

Black Friday
Galaxy Tab S9 FE+, Grafite, Wifi, 12.4",128 GB, 8 GB RAM, Câmera Principal 8MP + 8MP UW, ...
Veja

Poucas horas antes, astrônomos observaram um asteroide com cerca de 70 centímetros de diâmetro pegar fogo na atmosfera acima do norte da Sibéria.

De acordo com o alerta da ESA, publicado às 9h17 do horário de Greenwich (6h17 no horário de Brasília), o asteroide iluminaria o céu da Sibéria por volta das 23h15 (horário local) na terça-feira (3).

Antes do evento, Alan Fitzsimmons, da Universidade de Belfast, revelou à revista New Scientist que um objeto com este tamanho não representava risco à população siberiana.

Aliás, o alerta da ESA, de acordo com o astrônomo, evidencia que houve um aumento na capacidade de identificar previamente tais objetos antes do impacto.

“O asteroide é pequeno, mas, ainda assim, será espetacular. O local de impacto ficará em total escuridão e veremos uma bola de fogo no céu a dezenas de centenas de quilômetros”, afirmou Fitzsimmons.

Além da Sibéria – o caso mais recente –, vários asteroides com tamanho similar atingem a Terra anualmente e agências espaciais como a ESA estão detectando esses objetos com maior facilidade. 

O primeiro foi detectado em 2008, enquanto a segunda identificação ocorreu seis anos depois, em 2014. Parece pouco, mas o ritmo no qual as agências detectam asteroides está bem maior atualmente. 

O 2024 XA1, o asteroide que atingiu a Sibéria, foi o quarto impacto detectado previamente pela ESA e outras agências.

Previsão de asteroide na Sibéria é a quarta de 2024

No dia 22 de outubro, o mesmo sistema que descobriu o cometa do Halloween, o Atlas, da NASA, identificou o asteroide 2024 UQ horas antes do objeto pegar fogo e cair no Oceano Pacífico.

Em setembro, a ESA emitiu um alerta sobre o asteroide 2024 RW1 horas antes do objeto pegar fogo nas Filipinas.

Neste ano, o único asteroide que passou por uma área populosa foi o primeiro, o 2024 BX1, em janeiro, que se desintegrou como um meteorito nos céus de Berlim.

Astrônomos húngaros previram o asteroide três horas antes, sendo a primeira das quatro previsões bem-sucedidas de 2024. Aliás, 2024 foi o único ano em que astrônomos e agências espaciais previram mais de um impacto de asteroides.

Além disso, essa previsão oferece aos astrônomos a oportunidade de observá-los e obter dados, ou até mesmo tentar coletar pequenos fragmentos da rocha espacial.

De acordo com Fitzsimmons, astrônomos conseguiram recuperar pequenas amostras do asteroide de 2008, contribuindo para o estudo desses objetos, que aprimoraram a capacidade de previsão de tais eventos.

Com esse avanço, asteroides maiores podem ser desviados de seu curso e a previsão ajuda a estabelecer ações de evacuação em áreas de risco.

Assine a newsletter do Giz Brasil

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas