Junho será um mês bem movimentado em tecnologia. Apple, Microsoft e Samsung farão grandes eventos, e teremos a feira Computex com novidades em PCs, como a nova linha de processadores Haswell, da Intel.

Quando vão acontecer esses eventos? E quais novidades eles devem trazer? Confira:

Computex: 3 a 8 de junho

A Computex é uma feira anual de tecnologia que ocorre desde 1981 em Taiwan. Ela começa no dia 4, mas as empresas fazem conferências para a imprensa no dia 3.

Este um dos principais eventos do setor; mas se as novidades em hardware já apareceram na CES, e os smartphones e tablets vieram na MWC, o que resta para a Computex? Algo muito importante: novos processadores – e os novos gadgets que vão usá-los.

Todo ano, a empresa que mais domina a atenção do evento é a Intel: as novas gerações dos seus processadores sempre aparecem por lá. Desta vez, temos o Haswell, que promete um belo avanço com sua nova arquitetura de 22nm. A Intel diz que ele vai aumentar em 50% a duração da bateria nos laptops, em relação ao Ivy Bridge; e o Intel Iris promete dobrar o desempenho 3D em relação ao chip gráfico usado na geração anterior.

A Intel já revelou em janeiro vários detalhes sobre seus novos chips, mas só em junho poderemos testá-los e ver seu desempenho no mundo real. Além disso, a Intel dirá quando veremos o Haswell no mercado. Também esperamos mais novidades em Ultrabooks.

A AMD não ficará de fora: após anunciar sua nova linha de processadores há alguns dias, a Computex será o momento perfeito para mostrá-los em ação.

Com novos processadores, chegam novos PCs. A Asus divulgou um teaser dizendo “We Transform” – provavelmente veremos mais híbridos com Windows 8 – e já disse que mostrará o novo Zenbook Infinity, o “primeiro Ultrabook do mundo com tampa feita de vidro Corning Gorilla Glass 3”.

Outras fabricantes – como HP, Acer e Sony – também devem anunciar seus novos laptops, tablets e híbridos com os processadores da nova geração. O Gizmodo Brasil estará na Computex e trará as novidades direto de Taiwan.

WWDC: 10 a 14 de junho

wwdc13-about-main

Na semana seguinte, começamos com o evento anual da Apple para desenvolvedores. E a empresa já deixa claro qual será o assunto: “mal podemos esperar para levar as novas versões do iOS e OS X aos desenvolvedores na WWDC”, diz Phil Schiller no release à imprensa.

As mudanças no iOS devem ser grandes, já que ele não está mais sob a supervisão de Scott Forstall. Rumores dizem que o OS móvel da Apple adotará em parte o “flat design“, removendo partes da interface que tentam imitar elementos do mundo real. Mas a nova estética não deve ser a única novidade: a Bloomberg diz que as mudanças no iOS 7 são tão grandes que a nova versão pode atrasar.

Rumores também apontam que, para evitar atrasos, a Apple deslocou parte da equipe do Mac OS X para trabalhar no OS móvel. Resta ver se isso terá algum impacto no OS X.

Nos eventos de junho, a Apple também aproveita para lançar hardware novo: no ano passado, vieram as atualizações do MacBook Air, MacBook Pro, além do lançamento do MBP com tela Retina. O próximo iPhone só deve chegar no terceiro trimestre.

Samsung Premiere 2013: 20 de junho

Samsung_Premiere_2013_GALAXY&ATIV_1

A Samsung está pronta para lançar mais dispositivos. Neste evento em Londres, a empresa se concentrará em sua linha Galaxy (Android) e Ativ (Windows). Ou seja, provavelmente veremos os novos processadores da Intel e AMD em laptops, tablets e híbridos com Windows 8.

Mas não só: a Samsung ainda pode anunciar o Galaxy S4 Active, com corpo metálico e mais resistente; e o Galaxy S4 Mini com tela menor e especificações mais modestas. (O próximo Galaxy Note deve aparecer só em agosto/setembro, durante a feira IFA.) Também esperamos alguma novidade com Windows Phone: o último smartphone com o sistema é o Ativ S, lançado há um ano.

O evento começa às 15h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pelo YouTube.

BUILD: 26 a 28 de junho

buldmicrosoft

O evento anual da Microsoft para desenvolvedores vai falar, é claro, sobre Windows. Estamos ansiosos para conferir os detalhes oficiais sobre o Windows 8.1: ele já vazou algumas vezes, porém algumas funções só devem aparecer próximo ao evento.

Rumores dizem que o Windows 8.1 inclui uma opção para fazer boot direto à área de trabalho, sem abrir a tela Iniciar. Além disso, a Microsoft também estaria pensando em trazer o botão Iniciar de volta; ele seria opcional, e ativado pelo usuário.

Você poderá testar o Windows 8.1 no seu computador: o preview público será lançado durante a BUILD. O Windows 8.1 será um download gratuito também na sua versão final, que provavelmente deve chegar no terceiro trimestre.

No evento, também veremos como a Microsoft tentará responder ao cenário nada animador dos PCs. Tami Reller, chefe de marketing e finanças do Windows, diz que a empresa se concentrou em três áreas principais: responder ao feedback dos usuários; ampliar o uso do toque; e chegar a novos formatos de hardware.

O Rodrigo Ghedin estará no Moscone Center, em San Francisco (EUA), para conferir as novidades – quem sabe a próxima versão do Windows Phone também apareça por lá? O evento começa às 13h (horário de Brasília) no dia 26.

Foto por Nvidia/Flickr