Alguns usuários de Facebook que costumavam postar muito, mas que decidiram não postar mais aparentemente estavam impedidos de excluir sua conta da plataforma por causa de uma falha. Segundo o site VentureBeat, havia um bug que impedia usuários que tinham “um grande número de posts” de se livrar da rede social.

• Facebook diz que hackers não usaram seu login para acessar apps de terceiros durante invasão
• Facebook está facilitando o processo para reportar bullying na rede social

VentureBeat informa que um usuário não conseguiu excluir seu perfil no Facebook mesmo tentando em diversos navegadores e dispositivos. Ele “entrou em contato com o Facebook várias vezes”, noticiou o VB, “e estava até considerando contratar um advogado”.

Entretanto, depois que a reportagem do VB entrou em contato com a rede social, um engenheiro resolveu o problema, que aparentemente era um bug. Quando pessoas com vários posts no Facebook tentavam deletar a conta, a empresa “contava o número de posts que também precisavam ser excluídos”, noticiou o VentureBeat, acrescentando que, “se a conta estivesse levando muito tempo por causa do número grande de posts, o usuário era recebido com uma página em branco e não conseguia prosseguir”.

Não está claro quantos usuários passaram por esse problema. O VentureBeat detalha apenas um caso disso, mas entramos em contato com a rede social para falar sobre essa história, e um porta-voz da empresa confirmou por e-mail que esse bug afetou, sim, pessoas que postavam muito, mas que ele já foi resolvido.

Essa não é a primeira vez que o Facebook culpou as máquinas por uma experiência de usuário instável ou ruim. Em abril, o site jogou a culpa em um bug por salvar cópias de vídeos que os usuários haviam gravado e descartado antes de postar. Em junho, foi um bug que temporariamente mudou as configurações de privacidades de milhões de usuários do Facebook para “público”. No mês seguinte, a rede social divulgou que um bug desbloqueou contas bloqueadas por usuários sem informar a eles. E isso só para citar alguns exemplos recentes.

[VentureBeat]

Imagem do topo: Getty