Fato ou mito: os lobos uivam para a Lua?
Uma das crenças mais comuns sobre lobos é que eles uivam para a Lua cheia, mas será que isso é um fato ou mais um mito sobre os animais?
Durante a Lua cheia, aliás, muitos esperam ouvir lobos uivando devido a anos de elementos culturais que fortaleceram a tradição. É fato que os lobos uivam, mas o que pode não ser fato é a ação ser especificamente “para a Lua”.
De acordo com o zoológico do museu Smithsonian, os lobos uivam durante a noite, mas talvez não seja para o nosso satélite.
Por que os lobos uivam e é para a Lua?
Segundo a explicação do museu, um dos principais motivos pelos quais os lobos uivam é para “uma convocação social”, ou, em outras palavras, para reunir a alcateia.
Outra função do uivado é a comunicação. Lobos uivam para avisar a outros lobos da alcateia que chegou a hora da caçada, ou que localizaram uma presa e precisam de apoio.
Além disso, lobos também costumam uivar para marcar seu território, enviando um aviso para animais que possam estar se aproximando da área. A ciência explica que lobos são animais que não costumam receber muito bem outros lobos de alcateias diferentes.
Outra explicação sobre a confusão de que os lobos uivam para a Lua é porque eles apontam seus focinhos para o céu, mas para ampliar a expansão do som.
Por exemplo, quando um lobo se separa do resto da alcateia, eles uivam para informar sua localização, que, segundo o Smithsonian, é o “uivado solitário”.
Essa vocalização é menor e mais aguda e, caso haja resposta da alcateia, o lobo solitário pode uivar em tons mais graves para indicar sua localização.
Portanto, mesmo que pareça que os lobos uivam para a Lua, isso não passa de um mito que surgiu de uma coincidência.
Lobos são animais mais ativos durante a noite, com um estilo mais furtivo de caça, o que seria mais difícil durante o dia.