Fim do mistério! NASA explica origem do “barbante” encontrado em Marte

O estranho objeto foi captado pelas câmeras do Perseverance, o Rover que está explorando Marte em busca de vida microbiana no passado do planeta. Saiba mais detalhes do "barbante"
Fim do mistério! NASA explica origem do “barbante” encontrado em Marte
Imagem: NASA/Divulgação

Barbante? Macarrão? Alienígenas? Após muita especulação, a NASA publicou um artigo onde explica a provável origem de um estranho objeto fibroso encontrado recentemente pelo rover Perseverance, na superfície de Marte.

A agência espacial afirma que o objeto fazia parte do equipamento de pouso do rover –que chegou ao planeta vermelho em fevereiro do ano passado. A suspeita é que ele seja um pedaço da manta térmica utilizada para regular a temperatura e proteger o Perseverance durante a entrada na atmosfera marciana.

A NASA explica que o “barbante” é um tipo de fibra de poliéster, que acabou sendo desfiado e triturado após ser submetido a “fortes forças”. Por mais que o objeto possa ter se soltado no ar – durante o procedimento de pouso –, é mais provável que ele tenha sido transportado pelo vento após a queda na superfície.

Como o objeto não foi mais visto dois dias depois, a NASA concluiu que ele é leve o suficiente para ser facilmente levado pelo ar. Vale lembrar que o local do pouso do rover –a cratera Jezero– é atingido regularmente por fortes rajadas de vento. Inclusive, o Perseverance, teve um de seus sensores meteorológicos danificado por uma tempestade de areia.

O pouso do rover em Marte

Para chegar em segurança à superfície de Marte, o rover Perseverance –que tem o tamanho de um carro– utiliza um sistema complexo de pouso, que envolve escudos térmicos, paraquedas, retrofoguetes e, até mesmo, um tipo de guindaste, tudo isso funcionando de forma automática e autônoma. O procedimento pode ser visto no vídeo abaixo:

Após soltar o Perseverance na superfície, o sistema voa para longe, para que ele caia a uma distância segura do rover.

Parte desse sistema de pouso foi fotografado em abril pelo helicóptero Ingenuity – que chegou em Marte junto com o Perseverance. Na imagem abaixo, é possível ver que o equipamento quebrou em vários pedaços menores ao bater contra a superfície.

Destroços do sistema de pouso do Perseverance, em Marte

Apesar desses destroços estarem a 1 km do local de pouso do rover da NASA, os componentes mais leves podem invariavelmente acabar sendo levados pelo vento, como é o caso de um pedaço de “papel alumínio” incrustado entre as pedras, assim como o objeto fibroso recém-fotografado.

Segundo a NASA, pedaços menores do sistema de pouso já foram vistos a cerca de 2 quilômetros do local da queda. Pelo menos 6 peças já foram catalogadas.

O estudo desses destroços é de interesse para a NASA, pois é possível entender como esses materiais se comportam durante o procedimento de pouso, ajudando a melhorar os componentes de missões futuras.

Além disso, existe a preocupação com o aumento do lixo espacial em Marte, a possibilidade de que esses materiais venham a contaminar as amostras coletadas no solo marciano, assim como um detrito vir a se enroscar ao Perseverance e atrapalhar o seu funcionamento.

Leia também:

– Tempestade de areia em Marte provoca danos no Perseverance da NASA

– Rover Perseverance encontra rocha crucial para buscar vida em Marte

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas