O Google anunciou nesta sexta-feira (24) o fim do Google Talk, com o encerramento da transição para o Hangouts, que começou em 2013, acontecendo até junho deste ano. Criado em 2005 como um chat simples para usuários do Gmail, o GTalk dá adeus conforme o Google introduz o Hangouts Meet e o Hangouts Chat.

• Você poderá compartilhar sua localização em tempo real pelo Google Maps
• O serviço de caronas do Waze começará a funcionar no Brasil até o final do ano

Segundo publicação do Google, os usuários do GTalk no Gmail receberão, nas próximas semanas, um aviso para mudar para o Hangouts. Após 26 de junho, aqueles que ainda não aderiram à mudança serão automaticamente transferidos para o Hangouts.

O Google começou a reposição do GTalk pelo Hangouts em 2013, mas ainda permitindo aos usuários continuar utilizando o primeiro. Para os fãs da interface do Talk, o Google avisa que uma opção semelhante de visual está disponível nas configurações do Hangouts.

Parte da justificativa pelo desligamento do GTalk é a introdução das “evoluções” do Hangouts: Hangouts Meet e Hangouts Chat, que prometem melhorias para reuniões e colaborações em equipe. O primeiro traz uma nova experiência de reunião em vídeo, rápida, leve e facilmente administrável. Já o segundo traz salas de conversa virtuais dedicadas, com foco em uma divisão de conversas por tema, facilitando o acompanhamento do progresso de projetos em ambientes corporativos. O Hangouts Chat tem ainda uma integração profunda com o G Suite, o que significa um compartilhamento mais simples de conteúdo com as plataformas Drive e Docs, além da exibição de fotos e vídeos diretamente de dentro das conversas.

Fim do suporte a SMS no Hangouts

Além das novidades acima, o Google confirmou em seu anúncio o fim do suporte a SMS no Hangouts a partir de 22 de maio. Nas próximas semanas, uma notificação no Hangouts alertará para a mudança para outro aplicativo de SMS já presente em seu telefone ou irá sugerir o download do Android Messages. A troca não irá impactar seu histórico de conversas, que vai para o aplicativo de sua escolha.

[G Suite]