O ano está acabando, e estamos oficialmente em temporada de retrospectivas. O YouTube já lançou seu vídeo (que não foi muito bem recebido), o Spotify já liberou as playlists personalizadas com as músicas que cada usuário mais ouviu no ano e, agora, é a hora do Google mostrar quais foram os termos de busca em alta ao longo de 2018. No Brasil, como não poderia deixar de ser, os maiores aumentos de interesse foram em torno da Copa do Mundo e das eleições.

• A retrospectiva do YouTube é um dos vídeos mais “descurtidos” do ano
• Você já pode fazer sua retrospectiva 2018 no Spotify e revisitar as músicas que mais curtiu neste ano

No País, o termo com maior aumento no volume de buscas no ano que está terminando foi mesmo “Copa do Mundo”, seguido de “Big Brother Brasil”. As eleições vêm logo depois, com “Eleições 2018” e “Jair Bolsonaro” no terceiro e quarto lugares. O top 5 se encerra com “Horário de Brasília”, talvez um reflexo das duas falhas dos relógios dos celulares neste ano.

Nos outros top 5 da página, há mais menções à política e futebol. O top 5 de perguntas “O que é?” mostra que os brasileiros quiseram saber o que é fascismo, o que é intervenção militar e o que é, afinal de contas, a tal da Ursal mencionada pelo candidato Cabo Daciolo em pergunta durante o debate da Band.

No ranking de perguntas “Por quê?”, os dois temas aparecem novamente. “Por que votar no Bolsonaro?” foi a segunda pergunta em alta entre as buscas dos internautas brasileiros que queriam escolher seus candidatos; “Por que o Ibrahimovic não foi convocado?” aparece em quinto lugar — a resposta é que ele pediu aposentadoria da seleção sueca depois da Euro 2016 e, mesmo dando indícios de ter mudado de ideia, ficou de fora da lista.

A retrospectiva também revela alguns dos interesses dos brasileiros quando o assunto é tecnologia. No ranking do assunto, o termo com maior alta nas buscas foi “Motorola One”, o novo aparelho da empresa com promessa de atualizações. A marca também obteve a quarta e a quinta posições, com o “Moto G6” e o “Moto G5”, respectivamente.

Na segunda posição ficou “iPhone X” e, na terceira, “Zenfone 5”. Além disso, os brasileiros também fizeram perguntas sobre as novidades dos apps das redes sociais. “Como fazer figurinhas no WhatsApp?” e “Como fazer perguntas no Instagram?” aparecem no top 5 de perguntas “Como fazer?”.

Você pode ver a retrospectiva completa do Google neste link.