Durante o evento virtual da Computex 2021, que este ano segue online por causa da pandemia de Covid-19, a Intel revelou neste fim de semana novidades da sua linha de processadores de 11ª geração para notebooks. Os chips são baseados na plataforma Evo, e possuem gráficos Iris Xe integrados e Wi-Fi 6. A empresa também anunciou um modem 5G para conectividade em futuras máquinas equipadas com Windows.

Os novos chips Core i7-1195G7 e Core i5-1155G7 fazem parte da família de processadores Intel série U e apresentam velocidades de até 5 GHz. A Intel afirma que os processadores oferecem desempenho de aplicativos até 25% melhor do que a concorrência, além de “transcodificação até 8x mais rápida e até o dobro da velocidade de edição de vídeo”. Especificamente, a Intel está competindo com a linha Ryzen da AMD, que tem marcado presença em máquinas Windows.

Aqui estão os detalhes:

  • Core i7-1195G7: 4 núcleos / 8 threads; clock base de 2,9 GHz (turbo boost de 5,0 GHz em 1-2 núcleos, 4,6 GHz em todos os núcleos); suporte para memória de até DDR4 de 3200 Hz;
  • Core i5-1155G7: 4 núcleos / 8 threads; clock base de 2,5 GHz (turbo boost de 4,5 GHz em 1-2 núcleos, 4,3 GHz em todos os núcleos); suporte para memória de até DDR4 3200 Hz.

Os novos processadores Core i5 e i7 são compatíveis com conexões Wi-Fi 6/6E. Eles vêm acompanhados do chip gráfico Iris Xe da Intel, que é essencialmente uma GPU de notebook construída para a atual geração de chips móveis. Recentemente, o Gizmodo US testou uma CPU de 11ª geração com gráficos integrados, e o Iris Xe gerenciou taxas de quadros impressionantes em relação à linha anterior de gráficos integrados, podendo rodar alguns jogos lançados há pouco tempo mesmo em baixas resoluções.

O desempenho da GPU integrada do também é um grande salto sobre a atual UHD Graphics 630 da Intel, que tem uma média de 17 quadros por segundo (fps). É um nível ainda maior sobre a variante Intel Core i7-1065G7 Iris Plus Graphics 25 W, que tem uma média de 33 fps. O Xe não tem suporte para resolução 1080p a 60 fps. Mas levando em conta que estamos falando de uma GPU integrada, obter a mesma taxa de quadros em uma resolução mais alta do que os gráficos Iris da geração anterior é algo impressionante.

A Intel ainda disse que mais de 60 dispositivos baseados nos novos Intel Core i5 e i7 devem estar disponíveis até o final de 2021. Acer, Asus, Lenovo e MSI estão entre as fabricantes que já confirmaram lançamentos com os novos processadores.

Assine a newsletter do Gizmodo

Modem 5G

Outro grande anúncio da Intel é um modem 5G para notebooks, o Intel 5G Solution 5000. Ele já tem certificação internacional para operar nas novas redes, ajudada em parte por uma colaboração entre Intel e China Mobile, MediaTek, DoCoMo e HP. O módulo é fabricado pela companhia Fibocom e vem com suporte para 5G em frequências inferiores a 6 GHz, interface PCI Express 3.0 e taxas de velocidade de até 4,7 Gigabits por segundo, no download, e 1,2 Gb/s, no upload.

A empresa afirma que mais de 30 notebooks com a tecnologia chegarão ao mercado até 2022, incluindo opções da Acer, ASUS e HP. Com as promessas do 5G de velocidades wireless semelhantes às que você obteria em um ambiente com fio, será interessante ver se um modem integrado se torna um motivo de compra para consumidores que estão à procura de um notebook.