Depois de oito gerações de telefones da série G, parece que a LG está finalmente pronta para seguir em frente e tentar algo diferente. Ela vai começar isso com uma nova família de aparelhos liderada pelo próximo LG Velvet. E, apesar de ter adiado bastante uma mudança radical, há uma pergunta importante: qual o tamanho dessa mudança?

Como ainda não vimos nenhum desses aparelhos, é difícil dizer. O objetivo do Velvet é fazer a transição das designações alfanuméricas anteriores (que são um tanto chatas) da LG para algo que, segundo a empresa, “ajudará o consumidor a capturar a essência do dispositivo mais adequado à sua personalidade e às tendências em constante mudança”.

Isso parece um jargão corporativo que significa evocar uma resposta emocional de potenciais compradores. Mesmo assim, com base em algumas pistas deixadas pela LG e na prévia do design divulgada na semana passada, pode ser que haja algo realmente intrigante vindo por aí.

No design do Velvet, parece que a LG vai usar bastante simetria e linhas fluidas suaves. O telefone também deve ter uma “câmera de pingo de chuva”, além de curvas simétricas na parte frontal e traseira do telefone, destinadas a agradar mãos e olhos.

A câmera “pingo de chuva” da LG seria uma mudança interessante em relação aos blocos de lentes que vimos no Galaxy S20 e no iPhone 11 Pro. Ilustração: LG

No Twitter, o notável vazador de smartphones Ice Universe até postou algumas renderizações feitas por fãs de como eles imaginam que o LG Velvet pode ser — e os resultados são impressionantes. A meu ver, também parece que a LG adaptou o estilo dos telefones Sony Xperia recentes e se concentrou ainda mais na criação de uma aparência simplificada, mais arredondada e alinhada.

E por que esse nome? Velvet quer dizer “veludo”, afinal de contas. A LG diz que o telefone apresentará uma elegância “tátil” distinta, destinada a evocar “suavidade brilhante” e “suavidade premium”, que são as “principais características” do novo telefone.

Isso implica que, diferentemente do que os fãs pensaram, o Velvet pode não ter uma traseira de vidro. A LG pode optar por um acabamento de tecido ou de couro. É uma mudança brusca em relação aos aparelhos mais recentes. No entanto, se voltarmos cinco anos e olharmos para o LG G4, que incluía uma opção com um adorável revestimento de couro na traseira, essa ideia não parece tão estranha.

Mais recentemente, o OnePlus Concept One e o Oppo Find X2 serviram como ótimos lembretes de como os telefones com couro podem ser agradáveis. Dito isso, se eu tivesse que adivinhar como a LG poderia honrar o nome do Velvet, apostaria em uma microfibra sintética como Alcatara (que é o que a Microsoft usa em alguns laptops e híbridos da linha Surface). E isso seria bem legal.

Nos últimos dois anos, a divisão móvel da LG vem tropeçando. O desespero pode justificar uma aposta mais arriscada. Infelizmente, ainda não dá para saber como o Velvet vai ser, mas não deve demorar muito até podermos ver o aparelho e senti-lo com nossas mãos.