Astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) passaram por um susto no espaço nesta segunda-feira (15). Eles tiveram que se esconder na espaçonave por conta de detritos espaciais.

De acordo com especialistas que monitoram a situação, a passagem de lixo espacial começou na madrugada e a nave continuou a fazer passagens próximas aos destroços a cada 90 minutos.

Quatro astronautas chegaram à estação espacial na última quinta-feira, 11 de novembro, a bordo de uma cápsula SpaceX Crew Dragon batizada de Endurance.

“Foi certamente uma ótima maneira de nos unirmos como equipe, começando nosso primeiro dia de trabalho no espaço”, disse o astronauta Mark Vande Hei ao controle da missão da NASA no Centro Espacial Johnson Texas, durante um check-in.

O cenário deve permanecer o mesmo no dia seguinte, de acordo com o comunicado do controle da missão à tripulação.

Com as escotilhas fechadas, o comando da missão cancelou as atividades com o braço do robô da estação e avisou que seriam necessárias mudanças significativas no cronograma.

O controle da missão apenas deu aos astronautas uma instrução final antes de encerrarem o dia de trabalho. O plano é manter muitas das escotilhas entre os módulos da estação espacial fechadas até hoje, enquanto o trabalho é feito para rastrear o campo de destroços resultante da recente quebra de um satélite.

[Space] [spaceflightnow]