Um ritual ao qual me acostumei no final de um longo dia é cair no sofá, ligar minha Apple TV e abrir meus vários serviços de streaming, um após o outro, procurando algo para assistir. É como abrir a geladeira quando você sabe que não há nada de novo desde a última vez que verificou, três horas atrás. É uma loucura, eu sei, mas ainda não descobri um sistema melhor.

É uma das razões pelas quais uma programação linear me atrai (sem propaganda, por favor, propaganda é terrível), mas é um recurso que falta na maioria dos meus serviços de streaming favoritos, como o Netflix.

Na França, no entanto, a gigante do streaming está testando um recurso que espero que chegue no resto do mundo também. O Direct é um recurso baseado em navegador que elimina o trabalho de decidir o que assistir, fornecendo aos espectadores um feed contínuo e em tempo real com alguns dos principais conteúdos da Netflix.

Imagem: Netflix

O Direct fica como uma opção de menu no canto direito, ao lado do perfil do usuário. Ele puxará um feed de títulos populares internacionais e europeus da Netflix. A empresa disse que tudo, desde a série de comédia francesa Family Business até The Crown and Unorthodox, vai passar na programação. Ela ainda acrescentou que o Direct estará disponível para todos os seus assinantes na França até dezembro.

Infelizmente, um porta-voz disse ao Gizmodo que a empresa não tem planos de implementá-lo em outros países.

“Estamos sempre buscando novos recursos para ajudar nossos membros a descobrir ótimos programas e filmes com mais facilidade”, disse a empresa em um comunicado. “Este teste de feed linear baseado na web, que está disponível apenas na França, oferece uma experiência de visualização ‘passiva’. Experimentamos esses tipos de teste em diferentes países — tornando-os mais amplamente disponíveis se as pessoas os acharem úteis”.

Não está claro como exatamente a Netflix escolheria quais episódios de uma série incluir no Direct para uma série linear como The Crown. Em uma imagem compartilhada do recurso, o primeiro episódio da série francesa Mortel foi incluído.

Em teoria, considerando a quantidade de conteúdo novo que chega à plataforma semanalmente e a quantidade já existente em seu catálogo, o Direct poderia funcionar como uma degustação de originais da Netflix para atrair espectadores que de outra forma não estariam interessados ​​em uma série ou poderiam nem saber que elas existem.

Pessoalmente, esse parece um recurso perfeito para alguém como eu, cujo processo de streaming geralmente inclui pelo menos meia hora de navegação em vários serviços antes de achar algo para assistir. Netflix, dê-nos a experiência de TV ao vivo sem anúncios que tanto desejamos. Eu imploro a você, dê um fim ao plano de navegação interminável.