Provavelmente você já ouviu alguém falando que rir é o melhor remédio. Agora, essa expressão faz mais sentido do que nunca. 

Angie Belcher, uma comediante residente da Universidade de Bristol, no Reino Unido, está desenvolvendo um curso de stand-up que deve ser oferecido como tratamento para pacientes com depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e também àqueles que enfrentam o luto. 

O curso Comedy on Referral, como foi chamado, poderá ser prescrito por clínicos gerais britânicos a partir deste mês. Ele será oferecido de maneira gratuita por meio da instituição de caridade Wellspring Settlement. Os comediantes Charmian Hughes e Jack Campbell fazem parte do time de professores.

Angie Belcher, que também é mestre em psicologia, trabalhou com profissionais da saúde para desenvolver as sessões. Os pacientes encaminhados para o tratamento terão seis semanas de curso, em que escreverão piadas com bases em seus traumas e as apresentarão no palco.

A pesquisadora explicou à BBC que a comédia é capaz de dar uma nova perspectiva sobre as experiências traumáticas. Na mesma entrevista, pacientes que passaram por sessões de comédia contaram sobre suas experiências. 

Kiah Bailey, estudante da Universidade de Bristol, disse que o riso a ajudou a controlar a ansiedade e a depressão, alegando que fica mais fácil lidar com os traumas depois de ver o lado engraçado deles. 

A atriz e poetisa Jane Hills, que fez as aulas de Belcher, explicou que “o curso irá pré-programar seu cérebro para pensar de forma diferente e encontrar humor na situação em que você se encontra”.