Nova foto de Marte revela o maior vulcão do Sistema Solar
A sonda Odyssey, que orbita Marte, capturou uma foto inédita do Monte Olimpo, o maior vulcão do Sistema Solar.
Na quarta-feira (27) a NASA divulgou a imagem inédita da extensão do Monte Olimpo (Olympus Mons), um vulcão com 600 km de largura e 27 km de altura.
A NASA lançou a Odyssey em 2001, e a sonda está perto de completar 100 mil viagens em Marte durante esses 23 anos. Portanto, a NASA divulgou a foto do maior vulcão do Sistema Solar para comemorar esse marco da sonda em Marte.
Essencialmente, o tamanho do maior vulcão do Sistema Solar é duas vezes maior que a altura que voos comerciais atingem.
A imagem do maior vulcão do Sistema Solar
A foto panorâmica mostra a parte inferior do extenso vulcão e sua caldeira no topo.
Por volume, o vulcão de Marte é cem vezes maior que o maior vulcão da Terra, o Mauna Loa, no Havaí. Quem conseguisse escalar o vulcão até o topo, seria, assim, capaz de ver a curvatura de Marte.
Sua formação, portanto, ocorreu por fluxos progressivos de lava, com camadas de lavas espessas se acumulando nos fluxos anteriores.
Pela imagem, é possível notar que Monte Olimpo não é uma montanha com formato de cone, como a maioria dos vulcões. Assim como os enormes vulcões do Havaí, o maior vulcão de Marte – e do Sistema Solar – é um vulcão em escudo.
Técnica usada na foto
A NASA explicou que a técnica para capturar a nova foto do vulcão consiste em girar a sonda Odyssey para que sua câmera, a THEMIS, que capta imagens por emissões térmicas, ficasse de frente para o horizonte de Marte enquanto o orbitador passava pelo vulcão.
“Normalmente, nós vemos o vulcão Olympus Mons de cima, em faixas estreitas. No entanto, ao virar a sonda em direção ao horizonte, podemos ver, em uma única imagem, o quão grande é o vulcão em relação à paisagem”, afirma Jeffrey Plaut, cientista do projeto Odyssey da NASA.
Além disso, segundo o cientista, a foto não é apenas algo espetacular visualmente, mas fornece dados científicos únicos sobre Marte e sobre o maior vulcão do Sistema Solar.
As faixas coloridas acima do vulcão são misturas das nuvens de gelo e da poeira vermelha de Marte. Como a NASA registrou a foto em março, o Planeta Vermelho estava no auge das tempestades gigantes de poeira vermelha.