Pizza é uma delícia. Sabe o que é melhor ainda? Pizza com um tiquinho de tempero de viver no futuro. E isso estará disponível em breve na Coreia do Sul. A Pizza Hut de lá apresentou um robô-garçom, que leva a comida até sua mesa.

O robô se chama Dilly Plate. Ele não é lá muito humanoide. Parece mais um peão de xadrez com um suporte para pratos no lugar da cabeça. Ele não tem pernas, mas sim uma plataforma motorizada para levar a pizza até sua mesa. E também não tem braços, o que quer dizer que você mesmo terá que pegar a pizza e cortar sua fatia.

Este robô chapeiro que vira hambúrgueres começou a trabalhar essa semana
Abriram o primeiro restaurante com cozinha robótica do mundo em Boston

Por outro lado, o Dilly Plate aguenta carregar até 22 kg de comida. Ele usa câmeras 3D e sensores para não esbarrar em ninguém. A velocidade foi limitada à de uma pessoa andando para evitar acidentes, que poderiam machucar pessoas ou derrubar pizzas, o que seria trágico.

O robô-garçom foi criado pela Bear Robotics, empresa de robótica que recebeu investimento da Woowa Brothers, responsável pelo aplicativo de delivery local Baedal Minjok. Não é o primeiro robô que a Woowa Brothers cria: um outro, chamado Deli, leva refeições para as mesas e retira pratos sujos. A expectativa é que o Deli seja comercializado até 2022.

A empresa também tem planos de criar robôs que façam entregas, uma forma de superar as limitações de pessoal e poder atender às demandas por delivery. Parece que os motoboys serão substituídos por robô-boys. Por enquanto, só mesmo o Dilly Plate será testado por duas semanas em uma unidade que fica na zona oeste de Seul.

[Korea Herald via DigitalTrends, Korea JoongAng Daily]