Existem rumores que insistem em aparecer de tempos em tempos. Era o caso do iPad, por exemplo: foram anos entre os primeiros boatos e o lançamento oficial. E é o caso do smartphone da Amazon: o Wall Street Jorunal diz que ele será lançado ainda este ano. Será mesmo?

Fontes dizem ao jornal que a Amazon vem demonstrando protótipos do aparelho para desenvolvedores, e pessoas da empresa dizem que o celular será anunciado até o fim de junho, com lançamento em setembro.

Reforçando rumores anteriores, o WSJ diz que a tela do smartphone exibiria imagens em 3D – semelhantes a um holograma – sem a necessidade de óculos. Ela usaria quatro câmeras frontais em cada canto do dispositivo para rastrear sua retina.

Um smartphone seria interessante para a Amazon por diversos motivos. A empresa ganharia dados sobre localização e download de apps, o que poderia ser aproveitado para lhe vender produtos – uma evolução do clássico “clientes que compraram este item também compraram…”. Também poderia ser uma forma de entrar em pagamentos móveis, área hoje dominada pelo PayPal.

As fontes também dizem que “a Amazon pode alterar seus planos de lançamento devido a desempenho ou outras preocupações” – ou seja, há chances de que o smartphone não será lançado.

amazon devices

A história do suposto “Kindle Phone” vai longe. Em 2010, o New York Times disse que a Amazon pensou em concorrer com Google e Apple, e não rejeitou a ideia de criar um smartphone no futuro.

Em 2012, fontes disseram à Bloomberg que a Amazon estaria desenvolvendo um smartphone com Android. No mesmo ano, o Verge “confirmou” a existência do smartphone, e sugeriu que ele seria lançado em breve – o que não aconteceu.

No ano seguinte, a Amazon contratou um ex-funcionário do Windows Phone para trabalhar em “algo secreto”, comandando “uma área completamente nova para a Amazon”. Seria um smartphone? É possível! Alguns meses depois, surgiram mais detalhes sobre o aparelho, em especial sua tela 3D.

E quem faria o aparelho? Fontes disseram em outubro ao The Information que Amazon e HTC estariam em negociações para criar o possível Kindle Phone – seria a primeira vez que ela iria terceirizar seu hardware para outra fabricante.

A Amazon continua dedicada a lançar hardware: este mês, ela revelou a nova Fire TV, uma set-top box para streaming de filmes e programas de TV. Um smartphone será o próximo passo? [Wall Street Journal]