Caixas de televisão são coisas chatas, grandes e desajeitadas. Agora, a Samsung vai facilitar a reciclagem ou o reuso de suas embalagens de TV em outros itens domésticos úteis, como porta-revistas e até uma casa para seu gatinho. Por ora, não há previsão para que essas caixas sejam disponibilizadas no Brasil.

À medida que a concorrência entre os fabricantes de TV incentiva as empresas a lançarem aparelhos cada vez maiores para atrair compradores, as embalagens usadas para enviar as TVs com segurança cresceram junto com elas, deixando os consumidores com um monte de papelão para descartar posteriormente. Para ajudar a reduzir a pegada de carbono, a Samsung começará a usar embalagens feitas de “papelão ondulado ecológico” em suas TVs de última geração, incluindo a The Serif, a The Frame e o modelo rotativo The Sero.

Caixas de TV da Samsung. Crédito: Samsung
Crédito: Samsung

A empresa não entrou em detalhes sobre o que torna o tipo de papelão mais ecológico, mas imaginamos que ela tenha uma porcentagem maior de materiais reciclados.

Mas mesmo a reciclagem exige máquinas e fábricas para decompor os materiais a ponto de poderem ser usados novamente na fabricação. Para este fim, a Samsung agora está facilitando o reuso de suas embalagens de TV.

Porta-revista com caixa de TV da Samsung. Crédito: Samsung

Agora, o papelão é perfurado com um padrão de matriz de pontos que facilita o corte e a remontagem como outros objetos. Um QR code nas caixas com um smartphone leva a manuais de instruções para transformar o papelão em um porta-revistas, uma prateleira, uma mesinha ou uma casa de gato (que provavelmente será destruída em questão de horas).

Depois de montadas, as várias peças de papelão parecem ter sido projetadas para manter a marca da Samsung à vista, então parece ser uma iniciativa para transformar ainda mais sua casa em um outdoor publicitário da marca. Mas isso não é nada que não possa ser coberto com spray ou um adesivo.

Mas lembre-se de que, quando você precisar se mudar,  terá que encontrar outra maneira de transportar sua TV gigante com segurança, porque a embalagem original agora estará cheia de revistas ou bolas de pelo.