A Sony está passando por uma reestruturação, e prometeu reduzir o número de modelos de smartphone para cortar custos. Ao contrário de certas fabricantes, ela está cumprindo a promessa.

O Xperia E4 é o primeiro smartphone da Sony para 2015. Ele tem especificações medianas: processador quad-core da MediaTek com 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento expansível via microSD, câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 MP.

O destaque aqui é a autonomia da bateria. A Sony diz que ela vai durar até dois dias, graças a uma combinação de fatores: um processador eficiente, uma bateria de 2.300 mAh e uma tela IPS de 5 polegadas com resolução de apenas 960 x 540. No modo Ultra STAMINA, que basicamente transforma o aparelho em um dumbphone, a bateria dura até uma semana.

Sony Xperia E4 na mesa

O Xperia E4 roda Android 4.4 KitKat com alguns recursos para a câmera: realidade aumentada, transmissão de vídeo ao vivo para o YouTube, modo “melhor foto”, entre outros.

O preço, em torno de US$ 150, é o que esperamos dessas especificações. Este é um lançamento importante para a Sony: a empresa é uma marca popular em mercados emergentes como a Índia, por isso a aposta em um modelo mid-range.

Além disso, este smartphone pode indicar como será a linguagem de design para a quarta geração da linha Xperia. As bordas são mais curvas, semelhante ao Xperia Z3; e mesmo este modelo barato traz um “botão liga/desliga de alumínio com corte de diamante… e um anel de câmera de aço inoxidável”, segundo a Sony.

Como a Sony deve lançar menos dispositivos deste ano, esta poderia ser uma das poucas opções acessíveis da empresa. Ela está sofrendo com a concorrência de fabricantes chinesas – como a Xiaomi – que vendem smartphones com boas especificações a preços extremamente baixos.

É um problema semelhante ao da Samsung, que também prometeu menos smartphones para este ano. Em 2015, a coreana já lançou cinco novos smartphones Galaxy, mais o Samsung Z1 com Tizen.

O Sony Xperia E4 será lançado ainda este mês, em versões de um ou dois chips. Se você está esperando pelo Xperia Z4, o jeito é aguardar até a feira Mobile World Congress, que ocorre em março. [Sony via Android Headlines]