Startup dos EUA desenvolve IA para gerar vídeos de até 15 segundos

Na plataforma da startup Runway, usuários usam comandos de texto para IA criar vídeos curtos em menos de dois minutos
Startup dos EUA desenvolve IA para gerar vídeos de até 15 segundos
Imagem: Runway AI/Reprodução

Textos, imagens e agora vídeos: a startup norte-americana Runway AI desenvolveu uma plataforma para gerar vídeos via IA (inteligência artificial). Um pequeno grupo de testes deve começar a experimentar o serviço até a próxima semana, segundo o NY Times

Na prática, o sistema se parece muito com o ChatGPT e DALL-E. Para gerar vídeos, basta que os usuários escrevam um comando e, minutos depois, um conjunto de frames já está pronto para uso. 

Em uma demonstração, o arquiteto de software da Runway AI, Ian Sansavera, pediu que o app criasse um vídeo com um “rio tranquilo na floresta”. Menos de dois minutos depois, um pequeno vídeo mostrava exatamente o que pedira. 

Segundo Sansavera, o recurso funciona melhor se a cena tiver alguma ação, como a frase “um gato ronronando enquanto dorme”. Em seguida, basta que o usuário clique “Enter” e espere até dois minutos para a geração do vídeo. 

No geral, a IA consegue criar vídeos com apenas quatro segundos de duração e com imagens bastante instáveis e embaçadas, em um olhar mais apurado. Às vezes, também podem ser distorcidas e embaralhar comandos da cena, como animais e objetos. 

Mesmo assim, este deve ser o próximo estágio da corrida, que inclui gigantes como Google e Microsoft, para criar novos sistemas de IA. À medida que a tecnologia avança, o sistema de geração de vídeo pode acelerar o trabalho de cineastas e reduzir consideravelmente o tempo de edição em produções audiovisuais. 

Veja vídeos gerados pelo Runway AI

 

 

 

 

 

Como o gerador de vídeos por IA funciona 

Assim como outras tecnologias generativas, o Runway AI aprende com a análise de dados digitais – neste caso, fotos, vídeos e legendas que descrevem como serão e o que existe nas imagens. Hoje o software cria os vídeos a partir de uma coleção de pixels misturados que, juntos, criam um vídeo realista. 

“Um vídeo é apenas uma série de quadros (imagens estáticas) combinados de uma forma que dá a ilusão de movimento”, explicou Cristóbal Valenzuela, executivo-chefe da Runway. “O truque está em treinar um modelo que entenda a relação e a consistência entre cada quadro”. 

Em breve, os criadores pretendem que a plataforma seja capaz de gerar minifilmes com aparência profissional, trilha sonora e diálogos. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas