Teclados antigos têm legião de admiradores; saiba onde achar
Bem antes da criação do mouse, os teclados já eram itens indispensáveis. Inspirados nas máquinas de escrever, os periféricos facilitavam a interação com dispositivos eletrônicos desde os primeiros computadores — e, desde então, evoluíram bastante.
Mesmo com teclados cada vez mais modernos, mais ergonômicos, mais confortáveis e silenciosos, ainda existem os usuários mais saudosistas que preferem uma experiência mais “vintage”. E, para isso, recorrem aos modelos mais clássicos.
Teclados antigos se tornaram têm cada vez mais atraído colecionadores e entusiastas nostálgicos de tecnologia.
A empresa Model F Labs, dos EUA, começou a produzir alguns modelos conhecidos como “Model F” em 2017, utilizando os peças patenteados pela IBM em 1978, bem antes do surgimento dos teclados mecânicos modernos.
Após alguns anos de fabricação, os “Model F” foram substituídos pelos “Model M”, que tinham produção mais barata e eram marcados por um switch com mola, responsável por trazer a tecla de volta ao estado inicial após ser pressionada.
Recentemente, a empresa anunciou novos modelos dos teclados clássicos da IBM. Agora, os entusiastas mais saudosistas podem adquirir adquirir modelos como o Classic Style F104 Model F ou o Ultra Compact F104 Model F, por preços bem salgados — US$ 420 e US$ 449, respectivamente.
Graças a uma conexão do tipo USB-A, encontrada na maioria dos modelos disponíveis atualmente, é possível utilizar os modelos na prática. Os originais contavam com entrada PS2, que estão praticamente extintas, mas que ainda podem ser encontradas em teclados mais antigos.