IBM demite quase 4 mil funcionários e reforça crise das big techs

Cortes foram vistos com surpresa, uma vez que a IBM registrou o maior crescimento da década no último ano
Imagem: IBM/Reprodução

Depois de gigantes como Microsoft e Google, foi a vez da IBM anunciar um corte importante de funcionários. Uma reportagem da agência Reuters aponta que serão demitidos 3,9 mil colaboradores da empresa, pouco mais de 1% de seu quadro total de trabalhadores.

Apesar da crise no setor, as demissões em massa na empresa são vistas com surpresa, já que a IBM registrou o maior crescimento da década no último ano, superando até mesmo as projeções dos especialistas em mercado. As informações foram apresentadas em um relatório trimestral para investidores — que não cita o desligamento de quase 4 mil funcionários.

As demissões na IBM são apenas mais um capítulo nas demissões realizadas em grandes empresas de tecnologia nos últimos meses. Só em 2023, mais de 35 mil pessoas perderam seus empregos em algumas das principais companhias do planeta. Na última semana, por exemplo, a Microsoft anunciou o corte de 10.000 postos de trabalho, enquanto a Alphabet, controladora do Google, anunciou a demissão de 12 mil funcionários.

Nos últimos meses ainda tivemos a Meta, empresa responsável por WhatsApp, Facebook e Instagram, que demitiu aproximadamente 11.000 funcionários, em razão de resultados financeiros ruins. Em número de demissões, o que mais chocou foi o caso da Amazon, que cortou de uma única vez 18.000 funcionários.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou recentemente que os próximos dois anos devem ser bem desafiadores para o mercado de tecnologia, uma vez que ocorre uma mudança no padrão de consumo de produtos digitais, que sofreram um aumento vertiginoso nos períodos mais graves da pandemia de Covid-19.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas