Tesla quer construir “gigafactory” de carros elétricos na Coreia e no México

Elon Musk visitará a Coreia em breve. Ampliação do número de fábricas faz parte dos planos da Tesla de vender 20 milhões de veículos em 2030
Tesla quer construir "gigafactory" de carros elétricos na Coreia e no México
Imagem: Tesla/Divulgação

A Tesla, sob o comando do bilionário Elon Musk, está pretendendo construir uma nova e gigantesca fábrica própria – chamada de “gigafactory” – na Coreia do Sul. Os detalhes foram discutidos em uma reunião entre Musk e o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, em visita aos EUA nesta semana.

O encontro ocorreu a pedido do próprio Musk. Segundo a agência de notícias coreana Yonhap, e divulgados pelo Electrek, Yoon ressaltou ao empresário que a Coreia do Sul “possui robôs manufaturados de classe mundial e uma força de trabalho avançada, tornando-a um local ideal para administrar uma gigafactory”.

O CEO da Tesla, por sua vez, teria afirmado que espera visitar a Coreia do Sul em breve e que o país era um dos principais candidatos para a nova fábrica.

Vale lembrar que a Tesla anunciou em março a construção de uma gigafactory no México, com o objetivo de produzir carros de última geração. Porém, o cronograma do projeto ou mais detalhes sobre a produção não foram divulgados.

Atualmente, a Tesla conta com cinco gigafactorys em operação, sendo localizadas em Nevada, Texas e Nova York, nos EUA; Xangai, na China; e Berlim, na Alemanha. O Canadá também é considerado como um potencial local para uma nova fábrica.

No caso específico da nova infraestrutura no México, o local escolhido para a construção foi os arredores da cidade de Monterrey, a cerca de sete horas de carro da sede da Tesla, nos EUA. O investimento total será de aproximadamente US$ 10 bilhões.

Inclusive, a empresa conseguiu um acordo com o governo mexicano para ter uma faixa dedicada a carros e caminhões da Tesla, na divisa entre o estado mexicano de Nuevo Leon e os Estados Unidos. O objetivo é reduzir o tempo de espera das cargas que passam pela fronteira.

No último evento para investidores da empresa, Musk também anunciou que pretende ampliar a área da sua primeira gigafactory, montada em Nevada. De acordo com o The Verge, a ideia é investir US$ 3,6 bilhões para a fabricação de células para baterias dos seus carros elétricos.

Já a gigafactory coreana vem sendo negociada desde novembro do ano passado. Ela faz parte dos planos da empresa de expandir em 50% as vendas de veículos, atingindo 20 milhões de unidades em 2030.

A planta de Xangai fica a apenas 800 km da península coreana. Porém, considerando que esta região comporta metade da população mundial, a Tesla entende que o local precisa de mais uma fábrica.

Além disso, a Coreia do Sul também tem se tornado um importante país fornecedor de baterias, e conta (ainda) com a vantagem de ter livre comércio com os Estados Unidos — algo que a China não tem.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas