por Felipe Ventura

A Tobii se descreve como “a líder global em rastreamento dos olhos”, com sistemas pequenos que permitem controlar interfaces apenas movendo seus globos oculares. Ela vem aparecendo na feira CES há anos, mas seus produtos ainda não vingaram no mercado de consumidores. Será que, ao ser integrado em um laptop gamer, a tecnologia vai deslanchar?

Leia mais sobre a CES 2016:
>>> Cama inteligente monitora seu sono para ajustar o colchão e sugerir novos hábitos
>>> Dezesseis sensores garantem que este termômetro faça leituras instantâneas de temperatura
>>> Faraday Future quer desafiar Tesla com carro elétrico parecido com Batmóvel

O primeiro laptop para consumidores com rastreamento de olhos será lançado este mês pela MSI: o GT72 Dominator Pro Tobii é voltado para gamers com sua tela de 17 polegadas, e custará salgados US$ 2.499.

O foco aqui é controlar elementos de jogos usando apenas a visão. Eu joguei GTA V e consegui mirar em alvos apenas olhando para eles – para cima, para baixo ou para os lados. Então, bastava pressionar B no controle do Xbox ligado ao laptop, e meu personagem disparava um foguete neles. A precisão era interessante, mas não perfeita.

Nós já vimos essa integração da Tobii com jogos em 2014, e mesmo dois anos depois, o controle com os olhos ainda deixa um pouco a desejar. Sim, é algo impressionante, mas acredito que a precisão seria maior ao se usar os controles tradicionais.

tobii ces 2016

A mira ativada pela visão também funciona em jogos recentes da Ubisoft, como Assassin’s Creed Rogue, Assassin’s Creed Syndicate e Tom Clancy’s The Division. O laptop virá com um código para baixar The Division quando o jogo for lançado em março (se ele não for adiado de novo!).

O primeiro laptop com rastreamento de olhos usava tecnologia da Tobii e foi demonstrado em 2011 numa parceria com a Lenovo – mas ele não chegou ao mercado.

Em 2012, a Tobii demonstrou na CES como adaptou o sensor para controlar a interface touch do Windows 8, abrindo a barra de charms ou alternando entre apps com os olhos. (Para clicar, você ainda precisa usar os botões físicos do seu mouse ou trackpad.)

Como o Windows 10 adotou uma interface mais tradicional, o apelo para controles desse tipo diminuiu. Sim, a câmera da Tobii também serve para fazer login através do Windows Hello, porém há alternativas mais compactas – como o Intel RealSense – para se integrar em laptops e ultrafinos.

tobii ces 2016 (3)

Agora, a Tobii aposta em gamers para tornar sua tecnologia mais relevante para consumidores. No entanto, o preço alto do laptop da MSI, aliado à escassez de títulos com suporte a controle por olhos, deve ser um grande empecilho.

A Tobii não faz apenas produtos para consumidores: eles atendem a nichos como pesquisadores de visão e pessoas com dificuldade em se comunicar. Vimos por aqui o trabalho de Graham Fink, artista que consegue desenhar apenas movendo os olhos. Mas a empresa conseguirá nos livrar dos cursores para controlar interfaces?

Confira abaixo os principais lançamentos da CES 2016:

 

O Gizmodo Brasil viajou para Las Vegas a convite da Samsung.