Empresas de tecnologia aguardam ansiosamente pela CES para mostrar seus novos produtos e conceitos inovadores. Já vimos um pouco de tudo, de laptops dobráveis a comidas do futuro e gadgets para cuidados com a pele, e não poderia ser diferente com as TVs. A LG, por exemplo, aproveitou a feira para anunciar (apenas) 14 novos modelos de TV OLED, além das TVs NanoCell LCD 4K e 8K.

Os modelos OLED fazem parte de três séries: GX Gallery series 4K Ultra HD, Real 8K de 88 e 77 polegadas, e um novo tamanho de tela OLED de 48 polegadas.

Uma das novidades dos modelos OLED 4K e 8K e NanoCell 8K é que eles contam com o processador  α (Alpha) 9 Gen 3 AI. Isso significa uma melhora no poder de processamento e dos algoritmos de deep learning para oferecer uma qualidade de imagem aprimorada e maior suporte para diferentes tipos de conteúdo, como filmes, jogos e esportes.

Seguindo um conceito já adotado pela Samsung, os modelos da Gallery Series se destacam pelo seu design, pois se parecem com um quadro. Apesar de ser um detalhe que não afeta a sua experiência como telespectador, não tem como negar que é uma peça de decoração muito mais bonita do que um simples retângulo preto no meio da sua sala. Os modelos estão disponíveis nos tamanhos de 55, 65 e 77 polegadas, sendo que a opção de 65” tem apenas 20 milímetros de espessura.

Imagem: LG

Já os modelos OLED ZX Real 8K se destacam pela qualidade da imagem. A LG afirma que eles são capazes de oferecer quatro vezes mais detalhes que uma TV 4K e 16 vezes mais que uma HDTV.

Por fim, a LG anunciou um tamanho de tela novo para um modelo já existente. A série 4K UHD agora terá a opção de tela de 48 polegadas; ou seja, será possível ter uma qualidade de imagem excepcional em uma TV com dimensões relativamente menores que os modelos com essa tecnologia. A LG diz que, inclusive, essa opção menor será capaz de oferecer uma definição ainda melhor, já que serão 8 milhões de pixels a mais em uma tela de 48” – uma densidade similar à TV 8K de 96 polegadas.

Já os modelos de LCD da série NanoCell contam com seis modelos Real 8K, nas opções de 75 e 65 polegadas do Nano99, Nano97 e Nano95.

LG Nano99 de 75 polegadas. Imagem: LG

No geral, parece que a LG quer que suas TVs atendam a diferentes públicos com diferentes interesses e necessidades. Por isso, a empresa vem divulgando os aparelhos com base em três tipos de experiências: cinema, jogos e esportes.

Cinema

Pensando naquelas pessoas que gostam de curtir um filme no conforto de casa, mas sentem falta da experiência imersiva do cinema, a LG incorporou em suas TVs OLED as tecnologias Dolby Vision, Dolby Atmos e, pela primeira vez, Dolby Vision IQ – com recursos inteligentes para manter a qualidade de imagem pretendida pelos criadores de conteúdo.

O Filmmaker Mode, por exemplo, permite que você assista a um filme da maneira pretendida pelos diretores. Ou seja, você pode desabilitar alguns efeitos de pós-processamento, como suavização de movimento, redução de ruído e nitidez, para replicar fielmente a visão original do diretor.

Jogos

Agora, se o seu hobby é utilizar a TV para jogos muito mais que para ver uma série na Netflix, a LG diz que pode atender os seus desejos também. Este ano, a empresa diz que vai expandir o NVIDIA G-SYNC Compatibility para 12 TVs OLED, oferecendo uma experiência de jogos de PC “perfeita” e “sem distrações visuais”.

Imagem: LG

Além de poder jogar em uma tela enorme e com definição excepcional, a LG promete um controle suave e responsivo das ações na tela. E para os gamers que viram a noite em frente à tela, as novas TVs OLED da LG contam com a certificação Eye Comfort Display, o que significa que as TVs podem ajustar conteúdos de luz azul, são isentas de cintilação e oferecem boa qualidade de imagem de qualquer ângulo.

Esportes

Já para os fãs de esportes, a LG diz que suas TVs OLED oferecem um tempo de resposta de 120Hz graças ao processador α9 Gen 3 AI. Quem sabe assim você pode ser aquele vizinho que grita “gol” antes de todo mundo.

Outros recursos para esse público também incluem a possibilidade de acompanhar seus times preferidos e agenda de jogos, além de configurar notificações para saber sempre que um time marcar pontos, recebendo atualizações do início ao fim de uma partida.