Um mês sem chuva: como prevenir problemas de nariz e garganta

Goiânia é a capital que segue seca há mais tempo: são 92 dias sem chuvas de mais de 10 mm. Sobretudo no centro-oeste do país, clima deve seguir seco até o final do mês - o que pode impactar diretamente a saúde

Já são mais de 25 dias sem chuvas significativas na cidade de São Paulo. No Rio De Janeiro, onde uma massa de ar seco impede que a frente fria avance na cidade, são 11 dias sem grandes chuvas.

Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade do ar por falta de chuva. Já no sul do Piauí, 34 cidades receberam o mesmo alerta.

Para esta quarta-feira (13), a previsão é de mais chuva na maior parte do nordeste. Em capitais como Recife, Maceió e Aracaju, o nível de precipitação esperado fica em torno dos 20 mm. 

Uma frente fria que chegou ao sudeste diminuiu as temperaturas e traz probabilidade de chuva fraca — em São Paulo, são esperados 2 mm; no Rio de Janeiro, 5 mm. No sul, o clima segue frio e seco até a quinta-feira (14), quando são esperados temporais e chuvas fortes.

A seca deve persistir no centro-oeste do país, onde a situação é mais crítica. Dados apontam que Goiânia é a capital com mais tempo sem chuvas: 92 dias. Palmas, com 82 dias sem chuvas acima dos 10 milímetros, e BH, há 68 dias na fila, completam o top 3, segundo dados da Embrapa/Cepagri divulgados pelo Jornal Nacional. A tendência é que a situação continue até o fim do mês de julho.

A falta de umidade pode favorecer o aparecimento de doenças respiratórias e cardíacas por todo o país. E, segundo o Ministério da Saúde esse tempo requer cuidados com pessoas com comorbidades.

Efeitos na saúde

O tempo seco provoca o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e por bactérias. Baixa umidade do ar deixa também o sangue mais denso, por causa da desidratação, e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias.

Outros problemas são dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.

Algumas atitudes pode ajudar a melhorar os efeitos do clima seco. Primeiro, é primordial manter a hidratação nos dias mais quentes. A falta dela faz com que perdemos a condição de lutar contra infecções. Segundo, é importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas