Veja o reator nuclear de Chernobyl ser coberto por um enorme escudo para conter radiação

A estrutura com 108 m de altura por 275 m de largura foi instalada para reforçar o antigo muro de concreto que continha o reator danificado.

Sabíamos que um novo escudo de aço de US$ 1,6 bilhão, para cobrir o material radioativo vazando do reator nuclear danificado pelo desastre de Chernobyl, seria instalado em breve.

Bem, a estrutura com 108 m de altura por 275 m de largura foi instalada, para reforçar o antigo muro de concreto que continha o reator danificado. Eis um time lapse mostrando todo o processo.

China irá construir uma usina solar na área de exclusão de Chernobyl
A história da cidade que nasceu das cinzas de Chernobyl

chernobyl escudo

Ver essa estrutura gigantesca deslizar por cima do reator mostra como ela foi um grande feito de engenharia – o encaixe é muito, muito bem ajustado.

O NSC (New Safe Confinement) vem sendo construído desde 2010, e foi transportado por 327 m de seu local de montagem até o local em que ocorreu o acidente nuclear em 1986. A estrutura foi construída pela Novarka, um consórcio entre as empresas francesas VINCI e Bouygues.


Foto por Tim Porter/Wikimedia

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas