Os hacks do Leap Motion, o gadget para controle por gestos, continuam a surgir. Ele ainda não chegou aos clientes, mas engenheiros ansiosos já usam seus kits de desenvolvedor para controlar todos os componentes eletrônicos que tiverem.

O engenheiro elétrico Bryan Brown criou um hack que permite controlar um modelo de barco usando apenas a mão.

Leve-a para a esquerda e o barco vira para a esquerda; mova-a para direita e ele vira para a direita. Levante os dedos e o barco para e começa a girar. Para acelerá-lo para a frente, incline sua mão para baixo.

Brown e sua organização sem fins lucrativos, a Human-Machine Technologies, imaginam um mundo em que a tecnologia nos permite controlar dispositivos e interagir com eles de formas mais convenientes para humanos – usando principalmente a fala e gestos.

Ele está trabalhando em uma camada de software chamada NuiLogix que visa facilitar interações gestuais com qualquer hardware, permitindo que ele seja ligado a vários dispositivos de entrada, como o Leap Motion e o Microsoft Kinect.

O controle por gestos poderia ser útil em hospitais, diz Brown, onde médicos e cirurgiões poderiam controlar dispositivos sem tocá-los fisicamente, evitando contaminar suas mãos. (Já vimos o Kinect ser usado na sala de cirurgia, por exemplo.) Assim como o hack no barco, Brown também criou um hack do Leap que controla uma mão robótica.

“Em breve a maioria dos dispositivos com os quais as pessoas interagem vão usar esse tipo de tecnologia”, diz Brown. “O contato físico com outras pessoas é pequeno no dia a dia – a comunicação é feita através de gestos e fala. É uma abordagem muito natural que vai encontrar o seu caminho até dispositivos de controle”.


New Scientist.New Scientist informa, explora e interpreta os resultados das descobertas humanas no contexto da sociedade e da cultura, fornecendo uma cobertura ampla de notícias sobre ciência e tecnologia.