A Microsoft liberou o Windows 10 para smartphones em fevereiro e, desde então, vem melhorando o sistema. Ele ainda está bastante cru, mas recebeu a maior atualização até hoje.

Nos últimos meses, vimos a chegada do navegador Microsoft Edge (ex-Project Spartan), notificações interativas, teclado com botão para mover o cursor no texto, e apps universais como Email e Calendário.

Desta vez, o Windows 10 Mobile recebeu uma grande leva de apps universais. Vamos começar pelo Office: você tem acesso aos novos apps mais completos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Word no Windows 10 Mobile

Eles são basicamente uma versão em miniatura da suíte que virá integrada aos PCs, “otimizados para visualização, edições rápidas, anotações e realces”, segundo a Microsoft. Os comandos são organizados em “ribbons” na parte inferior da tela.

Os apps ainda rodam bem devagar, segundo o WinBeta, mas devem ser otimizados no futuro.

Xbox no Windows 10 Mobile build 10080

O novo app do Xbox também está disponível, permitindo acessar seu feed de atividades, conquistas, e também assistir vídeos gravados pelos seus amigos. Também é possível usá-lo para se conectar ao Xbox One. Nas próximas atualizações, o app trará streaming de TV ao vivo e integração ao guia de TV.

O app universal de Música é semelhante ao que vimos para PCs: você pode acessar suas músicas salvas no OneDrive, e alternar entre elas deslizando a tela.

Por sua vez, o app universal Vídeo traz suporte a MKV, e permite navegar pelos seus arquivos com mais facilidade.

Loja no Windows 10 Mobile build 10080

A nova Loja está disponível em versão beta e tem design bem parecido à versão para PCs – afinal, ela usa o mesmo código.

Você pode baixar e atualizar apps, e no futuro, será possível comprar itens usando os créditos do seu celular (algo conhecido como “carrier billing”). A Loja tradicional ainda está disponível.

Camera no Windows 10 Mobile build 10080

Por fim, o app da Câmera foi atualizado com estabilização de vídeo, modo HDR e reconhecimento de rostos para ajudar no foco automático.

E ainda há algumas novidades por vir: por exemplo, o Windows 10 Mobile terá um modo PC para smartphones potentes ligados a monitores ou TVs. Por enquanto, só dá para fazer algo curioso: ao conectar um mouse Bluetooth ao celular, aparece um cursor para você interagir com a interface.

Rumores dizem que os primeiros smartphones a serem lançados com Windows 10 (Lumia 940 e 940 XL?) terão modo PC e resolução 2560×1440.

Como instalar

A build mais recente (10080) pode ser instalada em 33 modelos diferentes de Windows Phone, incluindo os baratinhos Lumia 520 e 530. A lista agora inclui o Lumia 930, Lumia 640 e 640XL, Lumia Icon (vendido nos EUA) e o HTC One (M8) for Windows – confira todos aqui.

Para instalar, vá em insider.windows.com, inscreva-se no programa, baixe o app Windows Insider e baixe o preview mais recente do Windows 10. Se quiser voltar ao Windows Phone 8.1, siga estas instruções.

O Windows 10 Mobile é uma das sete versões do sistema operacional. A Microsoft lançará a versão para PCs em julho; depois ele virá para smartphones. Ele será uma atualização gratuita para dispositivos rodando Windows Phone 8.1. [Blogging Windows via VentureBeat]

Imagens por MicrosoftWindows Central e WinBeta